Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Política

Governo do Piauí ganha mais tempo para formalizar redução do ICMS sobre os combustíveis

Não houve sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado por falta de quórum

Publicado por: Wanderson Camêlo 07/07/2022, 14:22

A governadora Regina Sousa (PT) ganhou mais tempo para promover a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis. A petista prometeu enviar nesta quarta-feira, 06, à Assembleia Legislativa o projeto de lei visando à formalização do reajuste, mas o texto só chegou hoje, ao meio-dia, para a revolta da oposição.

Antes da chegada do documento, os deputados B.Sá (Progressistas) e Gustavo Neiva (Progressistas) se direcionaram aos jornalistas presentes no setor de imprensa da Alepi para divulgarem um requerimento pedindo ao executivo celeridade no envio da proposta.

Posto de combustível (Foto:Reprodução)

Para os oposicionistas, o executivo propôs a redução do ICMS sobre os combustíveis por meio de PL, em vez de decreto, justamente para atrasar a formalização, que impactaria em mais de R$ 1 bilhão os cofres do Estado e dos Municípios piauienses, de acordo com a Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz).

“O governo ontem divulgou uma nota dizendo que legalmente não poderia servir decreto que a única forma é com o projeto de lei. Ele alega em cima do código tributário nacional, que é uma lei complementar federal. A lei aprovada no Congresso Nacional, é uma lei complementar que ela já estabelece o valor limite de 17%.  Então, não há necessidade de fazer uma outra lei aqui no Piauí, apenas um decreto regulamentar que ele já poderia já tá em vigor hoje no estado”, afirma B Sá.

O deputado Cícero Magalhães (PT) teceu críticas aos parlamentares da oposição, dizendo ser ilegal o executivo passar por cima de uma lei que o próprio criou através de um decreto. ” Eu já fui oposição. Mas, quando eu era eu batia de frente e buscava matérias que a gente tivesse respaldo na sociedade. É fato, a sociedade brasileira há muito tempo ela reivindica muita coisa. A sociedade brasileira hoje reivindica até um presidente de direito de fato. Então tem que ter o projeto Tramitando aqui na casa. É obrigado. Senão a governadora estaria a passar por cima de uma lei que este poder criou”, explica.

Não houve sessão plenária na Assembleia Legislativa do Estado por falta de quórum, ou seja, o PL só será analisado a partir dessa segunda-feira (11). A tramitação vai se dar em regime de urgência, por isso a perspectiva é de que a matéria seja aprovada na próxima terça-feira.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM