Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Política

Eleições 2022: Kleber Montezuma aposta no fortalecimento do ensino integral e técnico profissionalizante

Candidato do PP à Câmara Federal quer valorizar hospitais regionais e critica “desmantelamento” da educação municipal

Publicado por: FM No Tempo 15/09/2022, 11:35

O ex-secretário municipal de Educação Kleber Montezuma, candidato à Prefeitura de Teresina em 2020, lançou pela primeira vez candidatura à Câmara Federal pelo Progressistas. A principal bandeira do candidato, em função de sua experiência como gestor, é a educação.

Em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta quinta-feira (15), Montezuma destacou que suas atitudes “firmes” e “rígidas” à frente da Semec, na gestão do ex-prefeito Firmino Filho, contribuíram para estabelecer o ensino da rede pública de Teresina como um dos melhores do Brasil.

Ex-secretário quer privilegiar educação em mandato na Câmara (Foto: Teresina FM)

“Todos os países desenvolvidos galgaram esse caminho investindo na educação. Fizemos a melhor educação das capitais brasileiras, superando até mesmo São Paulo, mas hoje em dia já ficamos para trás”, afirmou.

O candidato mencionou a perda dos anos letivos de 2021 e 2022, devido à pandemia de Covid-19 e à greve dos professores municipais, respectivamente, classificando-a como “irreparável”.

“Isso arruina o futuro da juventude e compromete o desenvolvimento do estado, uma vez que os setores produtivos, a fim de crescerem, precisam de mão de obra qualificada. Esse modelo, porém, foi desmantelado em Teresina e no Piauí”, lamentou.

Na disputa por uma vaga ao Congresso Nacional, Montezuma citou dois projetos que considera como “fundamentais” para um eventual mandato: a consolidação do ensino integral e do ensino técnico profissionalizante.

“Como secretário, implantei 32 escolas em tempo integral na capital. Quero proporcionar aos jovens esse modelo que rende mais aprendizado e privilegia a prática de esportes e atividades culturais. O ensino técnico, por sua vez, capacita os adolescentes a entrarem no mercado de trabalho já com uma profissão”, pontuou.

Montezuma apresenta ainda projetos para a saúde pública (Foto: Teresina FM)

O professor ressaltou ainda a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), apontado por ele como o “plano de saúde” dos brasileiros que possuem pouca ou nenhuma renda em detrimento dos planos particulares pagos pelos mais ricos.

“Quero também fortalecer os hospitais regionais, como os de Barras, Campo Maior, Picos e Valença, que infelizmente não funcionam como deveriam. Os profissionais são preparados, mas falta equipamentos e medicamentos”, lembrou.

Montezuma reforçou seu apoio a Silvio Mendes, candidato do União Brasil ao governo do Estado, e frisou que o número de indecisos, a menos de duas semanas do pleito, segue muito alto.

“Todas as pesquisas, sem exceção, apontam que mais de 60% dos eleitores ainda não escolheram um candidato para a Câmara. Nesses últimos 20 dias, muitos decidirão seu voto a partir da orientação de amigos, familiares, lideranças e influenciadores. Portanto, ainda não está definido quem irá compor a bancada federal do Piauí”, concluiu.

Confira a entrevista completa no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quinta-feira (15):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM