Banner de Aniversário

PIAUÍ

Lei proíbe ofertas de empréstimos por telefone a aposentados e pensionistas no Piauí 

A proposta é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos)

Publicado por: Wanderson Camêlo 22/02/2023, 09:27

Instituições financeiras do Piauí não poderão mais ofertar, via telefone, nem celebrar contratos de empréstimos de qualquer natureza com aposentados e pensionistas. A lei que formalizou o impedimento foi sancionada no último dia 10.

A proposta é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) e, segundo ele, visa dar mais garantias a contratação de empréstimos por aposentados e pensionistas, evitando assim fraudes e transações indesejadas.

O deputado estadual Gessivaldo Isaías (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

“Não é difícil ouvir dos conhecidos ou dos familiares um caso de contratação de empréstimo financeiro equivocada de um aposentado ou pensionista. Muitos contratam sem a plena capacidade de conhecimento do que se está contratando e a consequência é o grande acúmulo de processos no Poder Judiciário, bem como o sofrimento do contratante em estar vinculado a prejuízos financeiros, que geram estresse e comprometem a sua saúde”, ressalta Gessivaldo Isaías.

A nova lei prevê penalidades, como advertência e multas, caso ocorra desrespeito à norma. A empresa que não cumprir essas obrigações estará sujeita a advertência e multa, que pode variar de R$ 1.000,00 a R$ 30.000,00, de acordo com o porte do estabelecimento, o grau de reincidência e a gravidade da infração. As instituições infratoras poderão ser responsabilizadas por práticas qualificadas como abusivas, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

A celebração de contrato de empréstimo por canal não presencial obriga a contratada a enviar as condições do contrato por e-mail e, em caso de impossibilidade, por via postal ou outro meio físico que possibilite o correto acompanhamento dos termos do contrato.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM