Banner de Aniversário

Política

Prefeitura de Teresina vai instalar câmeras de segurança e botões do pânico nas escolas municipais

A medida foi oficializada na manhã desta quarta-feira (12)

Publicado por: Wanderson Camêlo 12/04/2023, 14:19

A Prefeitura de Teresina prometeu instalar sistema de videomonitoramento e botões do pânico em todas as escolas da rede municipal de ensino. A medida foi oficializada na manhã desta quarta-feira (12).

Na ocasião o prefeito Doutor Pessoa (Republicanos) assinou a autorização da contratação da empresa responsável pela instalação dos equipamentos de segurança.

O prefeito Doutor Pessoa assinou nesta quarta-feira, 12, a autorização da contratação da empresa responsável pela instalação dos equipamentos de segurança (Foto: Divulgação)

“A implantação do sistema de segurança se dá em cumprimento a Lei Municipal Nº 5.823/22, sancionada pelo prefeito Doutor Pessoa em novembro de 2022, que obriga todas as creches e escolas da rede municipal de ensino a instalarem câmeras de segurança em suas dependências e em seus entornos”, destacou a Secretaria de Comunicação de Teresina.

O Município administra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, 321 escolas nas zonas rural e urbana da cidade.

“Com a instalação de câmeras e botões do pânico em todas as escolas, pretendemos garantir mais segurança aos alunos, professores e funcionários dessas unidades e Teresina sai a frente, enquanto outras capitais ainda estão buscando soluções. Isso se chama planejamento”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, o monitoramento por câmeras será feito 24 horas, através de duas centrais instaladas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), situado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

“O prefeito Dr. Pessoa, nessa missão de desenvolver boas políticas educacionais, determinou, ainda no ano passado, que estudássemos formas de melhorar a segurança nas escolas. O estudo determinado pelo prefeito foi realizado e hoje, temos a satisfação de receber dele a autorização da contratação de uma empresa que instalará esse sistema. O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, vários botões de pânico instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, afirmou Nouga Cardoso.

O executivo municipal deve investir mais de R$ 20 milhões para viabilizar a implementação dos sistemas de segurança.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM