Propaganda do Governo do Estado do Piauí

PIAUÍ

Franzé Silva aguarda decisão do STF para discutir anulação da eleição que garantiu Severo como próximo presidente da Alepi

“A Assembleia Legislativa do Piauí vai seguir o que a decisão do Supremo determinar”, afirmou o petista

Publicado por: Wanderson Camêlo 30/05/2023, 09:47

O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) corre o risco de não assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2025. O que pode atrapalhar os planos do emedebista é uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que tornou sem efeito o pleito antecipado para a Mesa Diretora da Assembleia do Tocantins.

A eleição de Severo também aconteceu de forma antecipada, em fevereiro deste ano. Aliás, o atual presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), começou a debater internamente o assunto.

Prédio da Assembleia Legislativa do Piauí (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

“A Assembleia Legislativa do Piauí vai seguir o que a decisão do Supremo determinar; o que dialogamos com os deputados foi que vamos fazer um ato anulando a eleição do segundo biênio [caso haja determinação do STF]”, declarou o petista, nesta segunda-feira, 29, em entrevista à imprensa local.

Para que a antecipação da eleição acontecesse os deputados estaduais mudaram, no final de 2022, o regimento interno da Assembleia Legislativa do Piauí. Devido a um acordo entre PT e MDB, Franzé conquistou o direito de administrar o parlamento estadual entre 2023 e 2024 e Severo Eulálio, entre 2025 e 2026.

O atual presidente da Alepi, Franzé Silva (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

Decisão do Supremo

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, no último dia 25, os efeitos de uma lei do Estado de Tocantins que prevê a eleição, no mesmo procedimento, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para os dois biênios da legislatura. A decisão também suspendeu a eleição realizada em fevereiro deste ano em relação ao segundo biênio da legislatura: 2025/2026.

A liminar foi deferida na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7350, impetrada pelo PSB, e será submetida ao referendo do Plenário do STF provavelmente entre os dias 09 e 16 do próximo mês.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM