Banner de Aniversário

PIAUÍ

Vereadores da base de Doutor Pessoa avaliam trocar Republicanos por outro partido

A movimentação dos vereadores se deu após a troca no comando estadual da sigla

Publicado por: Wanderson Camêlo 06/09/2023, 09:19

Por Tiago Andrade e Wanderson Camêlo

Após a mudança no comando no diretório estadual do Republicanos, que saiu das mãos de João Duarte, o Pessoinha, e passou para o ex-deputado federal José Maia Filho, o Mainha, vereadores que pretendiam se filiar ao partido agora avaliam buscar outra legenda para disputar as eleições municipais de 2024.

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Foto: Arquivo/Teresina FM)

“Essa mudança que teve, essa perca pra gente, eu acho que foi um motivo pra gente buscar novas alternativas de partido […]. Eu acredito que ainda pode vir surpresas boas, partidos que possam agregar a base do prefeito […]. Fica aberto pra qualquer pré-candidato, suplente de vereador ou vereador que venha compor o partido que vamos estruturar e montar”, disse, nesta terça-feira, 05, o vereador Gustavo de Carvalho, que pertence ao PSDB. O partido faz oposição ao prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), e Carvalho aderiu à base governista, por isso terá que buscar outra agremiação para chamar de sua.

Os parlamentares que já integram os quadros do Republicanos também esboçam o desejo de buscar outro rumo. No caso do líder do Governo no legislativo municipal, Antonio José Lira (Republicanos), já é certeza, ele vai pedir desfiliação.

“Eu vou fazer parte dos partidos dos ‘bodins’, porque eu não tenho tanto espaço na prefeitura […]. Tenho aquele voto que é o difícil, é o consciente, não tenho aquele voto da estrutura, essa é que é a realidade”, afirmou o vereador também nesta terça-feira.

Líder da prefeitura na Câmara Municipal de Teresina, Antônio José Lira (Foto: Arquivo/Teresina FM)

Mainha foi alçado à condição de presidente do Republicanos no Piauí, mas quem dá as ordens é o deputado federal Jadyel Alencar (ainda no PV). A mudança foi oficializada na semana passada.

Pessoinha, filho de Doutor Pessoa, saiu da estadual para o comando da municipal. Portanto, em tese, o prefeito está com o comando das ações em Teresina. Ficou acertado que, em âmbito de estado, o Republicanos passou a integrar o bloco aliado ao governador Rafael Fonteles (PT).

A divisão não agrada ao chefe do executivo teresinense, que queria toda a estrutura partidária visando trabalhar a sua reeleição.

“Se ele [Doutor Pessoa] é candidato e competitivo pra gente ganhar a eleição, nós temos que ter a garantia da candidatura, não da vontade dele, mas de uma segurança partidária, então essa é minha opinião, agora o grande comandante é prefeito Doutor Pessoa”, acrescentou Lira.

Doutor Pessoa conta ainda com o suporte do DC e o do Avante para tentar a reeleição e montar as chapas proporcionais de olho em 2024.

Matéria relacionada:

Republicanos-PI terá novo comando e vai para base aliada a Rafael Fonteles

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM