Banner de Aniversário

PIAUÍ

Gracinha critica ideia de privatização do abastecimento de água e promete evitar efetivação do projeto em Parnaíba

A Agespisa é quem toma de conta dos serviços de água e esgoto no município

Publicado por: Wanderson Camêlo 31/10/2023, 10:33

A deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas) se opõe à ideia de privatização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nas cidades do interior do Piauí. Ela prometeu unir forças para evitar que o projeto seja efetivado principalmente em Parnaíba, sua terra natal.

A deputada justifica a resistência destacando a possibilidade de aumento no valor da tarifa de água e esgoto.

A deputada estadual Gracinha Mão Santa (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

“A privatização, juntando todas as cidades, é bom para o Governo se livrar da responsabilidade de dar as mãos e de ajudar aos entes que não têm condição, porque o aporte financeiro tem que ser do Estado, e não do consumidor, que paga caras suas contas numa cidade como Parnaíba”, frisou Gracinha.

A Agespisa é quem toma de conta dos serviços de água e esgoto no município. O mesmo acontece na maioria das cidades do interior do estado. 

Sede da Agespisa (Foto: Wanderson Camêlo/Teresina FM)

Na capital a subconcessionária Águas de Teresina é a responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.

 

O projeto de concessão

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, no dia 24 deste mês, o projeto de lei Complementar 12/23, por meio do qual o Governo do Estado pretende autorizar que os municípios piauienses prestem os serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Caso se torne lei, os Municípios poderão criar órgão ou entidade com essa finalidade ou fazer contrato de concessão.

O Governo destaca que a medida visa à adequação dos serviços públicos de saneamento ao novo Marco do Saneamento Básico, bem como à prestação regionalizada dos serviços.

Gracinha Mão Santa prometeu pedir vistas do PL.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM