Banner de Aniversário

Saúde

Taxa de mortalidade por suicídio no Piauí é quase o dobro do índice nacional

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, 90% dos casos podem ser evitados.

Publicado por: Wanderson Camêlo 10/09/2019, 18:14

Foto: Reprodução/ Teresina FM

Hoje (10) é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A taxa de mortalidade por suicídio no Piauí é quase o dobro do índice nacional. O coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV), Eyder Mendes, esteve na Teresina FM 91,9, falando sobre o tema e como identificar atitudes suicidas e como fazer para prevenir e evitar os casos.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) apontam que a média brasileira é de 5,6 mortes por suicídio a cada grupo de 100 mil habitantes. O Piauí tem uma média de 10 mortes, quase o dobro desta taxa, atingindo uma média de 10 mortes.
No Piauí, o número de casos é crescente. Em 2015 foram registrados 271 casos de suicídio. Em 2016, foram 321. Em 2018, o índice chegou a 329 casos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, 90% dos casos podem ser evitados. E Eyder Mendes comentou como prevenir este mal. Ele disse que o suicídio é o resultado de uma crise que está associada a algum transtorno.

E apesar da pessoa sofrer com a sensação de solidão e isolamento, em muitos casos ela dá sinais de sua intenção. “Não devemos julgar a pessoa, mas sim tentar acolher o sofrimento dela. Tentar entender o que ela está passando. Fazer uma escuta positiva sem questionamentos, porque este tipo de coisa faz a pessoa se sentir ainda mais culpada”, afirmou Eyder Mendes à Teresina FM 91,9.

Os parentes, amigos e pessoas do convívio do paciente devem ficar atentos para as frases e comportamentos que sinalizam sobre a ideação suicida.
“A depressão é uma doença que dói no corpo e na mente. Dói ainda mais quando se tenta interagir e vê que muitos dos que te rodeiam acreditam que depressão é frescura ou fraqueza”, comentou o coordenador do CVV, que atende pelo número de telefone 188.

O CVV oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que queiram e precisem conversar.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM