Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Saúde

Saúde monta vigilância e anuncia campanha de vacinação contra o sarampo

O superintendente de Atenção Básica da Saúde, Herlon Guimarães, informou que a Sesapi está atenta com uma barreira sanitária para o trânsito de pessoas em […]

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 19/09/2019, 13:55

O superintendente de Atenção Básica da Saúde, Herlon Guimarães, informou que a Sesapi está atenta com uma barreira sanitária para o trânsito de pessoas em relação ao sarampo. Já existem quatro casos confirmados e 16 casos suspeitos. Os pacientes foram isolados e os contatos estão sendo monitorados.

Para prevenção, o Ministério da Saúde anuncia campanha de vacinação  contra o sarampo a primeira fase de 17 a 25 de outubro para crianças de seis meses a cinco anos. A segunda fase de 15 a 30 de novembro para pessoas de 20 a 29 anos, tendo como o dia D, o dia 30. Um problema na primeira fase é que o dia D foi marcado para o dia 19, que é um feriado. A proposta é mudar o dia D para o dia 26 de outubro.

Herlon Guimarães, da Secretaria Estadual de Saúde, confirmou os casos notificados

Herlon Guimarães, em entrevista à Teresina FM 91,9, informou que os lotes de vacinas estão sendo reenviadas aos municípios para a campanha de vacinação. Ele falou que os quatro casos comprovados já estão sendo tratados. Os 16 outros casos foram vacinados, e estão sendo monitorados, assim como as pessoas com quem elas tiveram contato.

”Não existe saída para o sarampo que não seja a vacina. A cada pessoa com sarampo contagia até 18 pessoas. Por isso estamos intensificando a campanha de vacinação no Estado”, acrescentou Herlon Guimarães.

Segundo ele, o paciente índice foi identificado em Roraima e daí se espalhou pelo país. Os casos do Piauí são todos importados, vindos contaminados em São Paulo. Mas as campanhas de vacinação não atingiram a meta e ficaram em torno 82% da cobertura quando a medida deveria ser de 95%. “Essa janela aberta oportunizou a entrada do sarampo. Mas estamos vigilantes com a entrada de pessoas nos aeroportos e nas rodoviárias”, finalizou Herlon Guimarães.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM