Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Chile vacina mais de 15% da população e lidera a corrida na América Latina

Mais de 10% de seus habitantes serão vacinados até meados de fevereiro.

Publicado por: FM No Tempo 24/02/2021, 09:56

O país foi o primeiro da região a começar a imunização em massa. Em 21 dias, mais de 3 milhões de habitantes haviam recebido a vacina – ao menos a primeira dose –, ou 15,6 de cada 100 chilenos receberam o imunizante, segundo dados do Our World in Data, da Universidade Oxford. O plano é chegar a 5 milhões de vacinados, um quarto da população de 19 milhões, até o fim de março, e 15 milhões até o fim de julho.

“O país começou a trabalhar em maio do ano passado para ter vacina segura e eficaz, em quantidade adequada para os chilenos. O trabalho dos ministérios da Saúde, Relações Exteriores e Ciências, comandados pelo presidente Sebastián Piñera, foi fundamental porque não envolveu apenas a compra das vacinas, mas a logística, organização e distribuição”, disse o Ministério da Saúde em nota enviada ao Estadão.

Idoso vacinado (Foto: Getty Images)

Com 14% da população vacinada, o Chile está atrás apenas de Israel (49%), Reino Unido (25%), Bahrein (16%) e EUA (14%). A razão para isso está, entre outros fatores, no planejamento. “O Chile negociou mais cedo do que outros países e começou a vacinação em um ritmo muito forte, com cerca de 150 mil a 200 mil cidadãos vacinados por dia”, afirmou Moisés Marques, professor de relações internacionais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp).

 

Com informações do Estadão

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM