Banner de Aniversário

Saúde

Idosos não são imunizados por falta de vacinas no interior

Vários idosos na faixa etária de 79 a 85 anos ficaram sem vacina por uma estimativa equivocada na remessa dos lotes

Publicado por: Luciano Coelho Repórter: Luciano Coelho 13/04/2021, 13:33

A campanha de vacinação está fazendo furos no Piauí, principalmente no interior. Em pelo menos 42 municípios idosos da faixa etária entre 79 e 85 anos não foram imunizados na campanha contra a Covid-19. Segundo a vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI),  Leopoldina Cipriano, as vacinas não foram suficientes para atender as faixas etárias.

Leopoldina Cipriano informou que o Ministério da Saúde se baseia nos dados do censo demográfico de 2010 do IBGE, que estaria defasado. Em entrevista à Teresina FM 91,9, a vice-presidente disse que essas pessoas que ficaram de fora da imunização serão cadastradas e os dados serão informados à Sesapi e depois ao Ministério da Saúde para que disponibilize um lote extra de vacinas para a imunização desses grupos.

Leopoldina Cipriano é secretária de Saúde de Miguel Alves e vice-presidente do Cosems

A vice-presidente citou o caso do município de Capitão Gervásio Oliveira que estão vacinando idosos na faixa de 75 anos e outros com idade acima ficaram de fora da campanha. “Faltou vacina para a população. Isso já foi informado para a Sesapi numa relação que tem o nome, a data de nascimento, o CPF e a declaração do conselho de saúde sobre esse público que não foi vacinado ainda”, informou Leopoldina Cipriano.

Segundo ela, desde o primeiro grupo prioritário já tinha déficit no numero de vacinas. Em Demerval Lobão, além dos idosos, profissionais de saúde ficaram sem vacinas. Os idosos na faixa dos 80 anos foram prejudicados. Agora, quem foi vacinado, aguarda a segunda dose, mas tem gente com essa idade que não recebeu nem a primeira dose ainda.

Em Bom Jesus, para citar mais um exemplo, o IBGE estimou que a cidade tivesse 24 mil habitantes, o que foi contestado desde o inicio. O próprio Ministério da Saúde diz que o município tem um pouco mais de 26 mil habitantes.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM