Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Saúde

Gilberto Albuquerque diz que a vacinação de presos foi determinação do Ministério da Saúde

O presidente da FMS ainda comentou que os presos já estão em ambiente fechado, isolados, com menos riscos que os demais

Publicado por: Lilian Oliveira 28/05/2021, 16:20

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque, informou em entrevista ao JT2, da Teresina FM, nesta sexta-feira (28), que a prioridade de vacinação contra a Covid-19 para presidiários foi determinada pelo Ministério da Saúde. 

“Essa prioridade não depende de nós. Vamos cumprir a determinação do Ministério da Saúde. Os presos serão vacinados depois dos professores”, frisou o médico.

Foto: Reprodução/ Teresina FM

Ele ainda comentou que os presos já estão em ambiente fechado, isolados, com menos riscos que os demais. “Mas eles são custodiados do Estado e por isso tiveram preferencia”, comentou.

Na entrevista, o presidente da FMS declarou que a vacinação de pessoas com menos de 60 anos de idade só deve retornar em cerca de quatro semanas, posto que 40 mil pessoas do grupo de comorbidades e deficiência física ainda precisam ser imunizadas. “Considerando que estamos recebendo uma média de 10 mil doses por semana , então deveremos ter 4 semanas para chegar a essa faixa etária”, disse.

Questionado se pessoas que tiveram o novo coronavírus podem ter prioridade na vacinação, Gilberto explica que sim, mas apenas aqueles que possuem sequelas da doença. “Basta o médico emitir um laudo justificando a prioridade”, informou.

Sobre a utilização de atestado falso de comorbidade para ser vacinado, o médico esclareceu que todo paciente faz um cadastro e deixa uma copia do documento que apresenta no local da vacinação. “Então, se houver alguma dúvida, os órgãos de controle têm acesso a estes documentos”, finalizou.

Confira a entrevista na íntegra aqui

Matéria relacionada: Presos serão vacinados como prioridade a partir de junho

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM