Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Geral

219 pessoas são monitoradas após confirmação de variante da Índia no Brasil

Maior número de observados é no Maranhão

Publicado por: FM No Tempo 29/05/2021, 10:21

Secretarias municipais, estaduais de saúde e a Anvisa monitoram 219 brasileiros depois da confirmação da chegada da variante originária da Índia do novo coronavírus aqui no Brasil.

Ilustração em 3D do coronavírus. Foto: Reprodução.

A lista inclui oito pessoas que tiveram a confirmação da nova mutação e outras 211 que tiveram contato com elas. Ou seja, cada pessoa que teve confirmada a presença da variante passou a ter, em média, outras 27 pessoas testadas ou monitoradas para tentar conter o rastro da variante aqui no país.

Além dos oito infectados, sendo seis indianos no navio atracado no Maranhão, um homem de Juiz de Fora e outro de Campos dos Goytacazes, há ainda 211 moradores e visitantes em pelo menos cinco cidades: São Luis, Juiz de Fora, Campos, Rio e São Paulo.

Especializado em mapear as variantes, o virologista Fernando Spilki, da Universidade Feevale, explica que a maior preocupação em relação à variante da Índia é a alta carga viral, que permanece ativa por mais tempo, o que faz com que essa mutação do vírus acabe se tornando mais transmissível que outras.

“Particularmente nessa sublinhagem que chegou aqui, a característica que preocupa é uma mutação do tipo ‘L452R’, que aumenta a transmissibilidade [do vírus] e que pode levar a um escape de anticorpos, o que também se encontra em variantes da Califórnia e na variante P.4 que foi encontrada no Brasil”, diz ele. No entanto, a boa notícia é que “a maioria dos kits de PCR funcionam [para acusar a presença do vírus nesses casos] e a vacina tem com essa variante o mesmo grau de proteção clínica das outras”, conta.

Veja a lista com os estados e número de pessoas em observação:

  • Maranhão: 171 monitorados;
  • Rio de Janeiro: 44 monitorados;
  • São Paulo: 2 monitorados;
  • Minas Gerais: 2 monitorados.

 

Fonte: CNN

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM