Cidades

Municípios terão autonomia para destinar 20% das vacinas distribuídas

Vacinas recebidas pelos municípios para esta categoria é de acordo com a estimativa do Ministérios da Saúde

Publicado por: Camila Sampaio 10/06/2021, 11:37

A comissão  de  Intergestores Bipartite (CIB) se reuniu nesta última quarta-feira (09), para discutir a divisão das doses de vacinas contra a covid-19 nos municípios do Piauí. Com o novo acordo, vai ser destinado o quantitativo de 50% das doses para o público geral, 30% para pessoas com comorbidades e os demais 20% das doses serão aplicadas de acordo com a definição de cada Conselho Municipal de Saúde.

Foto: Reprodução

Com essa nova medida, os gestores podem definir quais os grupos prioritários vão receber as novas doses do imunizante, já que o quantitativo de 20% oferece autonomia a cada cidade do estado. 

Profissionais da educação

Auridene Moreira, secretária Municipal de Saúde de Oeiras, destaca que ainda é necessário finalizar a fase da vacinação nos municípios dos profissionais da educação. “É prioritário neste momento a gente concluir esse grupo que já está na vigência”, reitera.

Diversidade de municípios

A medida foi tomada de acordo com a realidade de vacinação de cada cidade.  Leopoldina Cipriano, Vice-presidente do Cosems-PI e Secretaria Municipal de Saúde de Miguel Alves, evidencia que nos municípios pequenos é mais fácil vacinar por faixa-etária. “ Mas nós temos que compreender a situação de Teresina, Picos, São Raimundo, Piripiri e Parnaíba, que querem por grupos prioritários”, completa. 

 

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM