Banner de Aniversário

Saúde

Segunda dose da vacina Astrazeneca é antecipada de 12 para 10 semanas

Se o município não possui o estoque ele deve manter as instruções de 12 semanas e esperar as remessas de segunda doses

Publicado por: FM No Tempo 18/06/2021, 10:33

Foi aprovado a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca, de 12 para 10 semanas, nesta sexta-feira (18), pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por membros da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Com isso o o período que era de 90 dias entre a primeira aplicação e a segunda, passa a ser de 75 dias.

(Foto: Reprodução)

De acordo com a bula da AstaZeneca, a vacina pode ser aplicada no intervalo de quatro a 12 semanas. “O documento técnico–científico da FioCruz sobre a vacina descreve que o esquema vacinal consiste de duas doses , sendo que a segunda pode ser administrada entre qautro e 12 semanas após a primeira dose e um intervalo de dose mais longo proporciona uma eficácia com mais certeza para intervalos de oito a 12 semanas, por isso podemos recomendar a antecipação para dez semanas”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé.

A vacinação antecipada  é uma solicitação de alguns municípios  à comissão, por conta do estoque de imunizantes já parados na rede de frio. Esse fator pode vir a comprometer a capacidade de armazenamento das próximas vacinas, que devem chegar em remessas futuras, já que muitas cidades não possuem uma capacidade de armazenamento tão grande.

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM