Banner de Aniversário

Saúde

Prefeito sanciona PL que proíbe uso de cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo

Projeto de Lei é de autoria do vereador Dudu (PT)

Publicado por: Lilian Oliveira 01/12/2021, 15:34

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), sancionou na terça-feira (30) a lei que proíbe o uso de cigarros eletrônicos e narguilés em espaços fechados e ambientes de uso coletivo, público e privado na capital. O objetivo é preservar a saúde pública. O PL, de autoria do vereador Dudu (PT), será publicada no Diário Oficial do Município. 

Vereador defende que cigarros eletrônicos sejam utilizados em outros espaços (Foto: Divulgação/CMT)

O projeto tem o objetivo de modificar a Lei Municipal 4.034, de 20 de agosto de 2010, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos nos ambientes citados. Com a alteração, os vapes e narguilés serão acrescentados entre os derivados do tabaco prejudiciais à saúde.

Cigarro eletrônico vicia mais depressa que o tradicional, atestam estudos (Foto: iStock)

Para Dudu, a lei assegura o direito ao cidadão que não fuma de não consumir o produto indiretamente. “Temos uma lei federal que não permite o fumo em estabelecimentos fechados, mas quando foi aprovada não existiam os dispositivos eletrônicos, então muitos locais estão permitindo o uso. Quem quiser utilizar tem o direito, mas em espaços adequados e respeitando quem não faz uso de cigarros”, afirmou.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Nova Iorque (NYU), a nicotina e outros produtos químicos liberados por vaporização podem causar danos a pulmões, coração e bexiga.

“Esse cigarro é tão maléfico quanto o convencional”, alegou o vereador. O parlamentou disse, em entrevista á reportagem da Teresina FM, que vai usar recursos próprios para distribuir adesivos em bares, restaurantes e similares, para que as pessoas tenham conhecimento da lei.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM