Banner de Aniversário

Saúde

Cerca de 9 mil casos de covid foram ‘represados’ desde ataque ao e-SUS, estima Sesapi

A plataforma ficou inacessível durante 11 dias

Publicado por: Lilian Oliveira 07/01/2022, 07:45

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, nesta quinta-feira (6), que o Piauí tem cerca de 9 mil casos positivos para a Covid-19 que não foram divulgados por conta do ataque hacker ao e-SUS, sistema que notifica mortes e casos provocados pelo novo coronavírus em todo Brasil.  

De acordo com a Sesapi, hoje, a plataforma e-SUS liberou todos os casos confirmados de Covid-19 neste período em que o sistema esteve fora do ar. O ataque aconteceu por volta do dia 9 de dezembro de 2021, mas durante todo esse período, as secretarias municipais de saúde do Piauí continuaram alimentando o sistema com informações anteriores ao ataque.

Testagem para o novo coronavírus (Foto: Divulgação/Fms)

Diante disso, o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) explicou que o boletim de Covid desta quinta-feira vai trazer números “represados” desde 11 de outubro de 2021 até o dia 06 de janeiro de 2022.

Superintendente de Atenção à saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, destacou que o objetivo da divulgação é manter a transparência dos dados. “Queremos dizer para a população não se preocupar porque são números que estavam retidos durante essa instabilidade da plataforma”, disse. 

O e-SUS, que estava inacessível desde de 10 de dezembro, voltou ao ar no dia 21 do mesmo mês. A falta dos dados do sistema gerou dificuldades para os estados colherem as informações sobre a doença neste período.

A página do ConecteSUS, responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, ainda segue fora do ar.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM