Saúde

Coren-PI interdita serviço de enfermagem do Hospital Dona Lourdes Mota, em Pio IX

Ação foi ocasionada pela recorrência de inadequações apontadas desde abril de 2021

Publicado por: Wanderson Camêlo 13/01/2022, 10:07

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) realizou a interdição ética do serviço de enfermagem do Hospital Dona Lourdes Mota, em Pio IX, a 426 km de Teresina. A ação, realizada nesta quarta-feira (12), foi ocasionada pela recorrência de inadequações apontadas desde abril de 2021, alegou a entidade.

Segundo o Coren, oito meses após a primeira fiscalização, em dezembro, constatou-se que algumas irregularidades e ilegalidades persistem. Além disso, novas inadequações foram verificadas. 

Conselheiros do Coren durante interdição ao setor de enfermagem do Hospital Local de Pio IX (Foto: Divulgação)

“A ausência de enfermeiro em determinados períodos em que ocorre a assistência de Enfermagem na instituição (serviço noturno e intervalos de almoço), bem como de um enfermeiro responsável técnico, e a inexistência de cálculo de dimensionamento de pessoal (quantidade de profissionais de Enfermagem necessários para a realização das atividades) merecem destaque”, acrescentou o Conselho Regional de Enfermagem.

A fiscalização do Conselho registrou ainda a reiterada insegurança técnica e iminente risco à integridade física do profissional de Enfermagem durante a assistência aos pacientes, ocasionada pela falta de estrutura física adequada e ausência de condições mínimas para o exercício seguro da Enfermagem.

Em resposta, o Coren-PI suspendeu todas as atividades dos profissionais de Enfermagem, até que sejam solucionadas as irregularidades relacionadas ao serviço por eles executado.

A reportagem da Teresina FM tentou contato com a administração do hospital, via telefone, mas não obteve retorno. A unidade é de responsabilidade da prefeitura de Pio IX. 

Estiveram presentes na interdição ética os conselheiros Enf. Samuel Freitas e Enf.ª Mageany Barbosa. A interdição é válida somente para os serviços de enfermagem do hospital.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, interdição ética é definida como a suspensão do exercício profissional quando as condições em que a assistência de enfermagem é prestada colocam em risco a vida dos usuários e/ou da equipe de enfermagem, quando no local de trabalho não existirem condições mínimas para a prática segura das ações de enfermagem.

Com informações do Coren-PI

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM