Banner de Aniversário

Saúde

FMS anuncia agendamento para vacinação de crianças contra a Covid-19 nesta segunda (17)

A princípio, serão contempladas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente

Publicado por: FM No Tempo 17/01/2022, 09:56

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) abre nesta segunda-feira (17), às 18h, o agendamento para a vacinação infantil contra a Covid-19. Neste primeiro momento, serão contempladas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente. O agendamento é realizado pelo site Vacina Já.

Foto: iStock

As doses aplicadas serão da versão pediátrica do imunizante da Pfizer/Cominarty, em duas doses – com intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose. De acordo com a coordenadora da campanha de vacinação em Teresina, Emanuelle Dias, as crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem completar o esquema vacinal com o imunizante em questão.

No momento da vacinação será necessário apresentar CPF ou cartão do SUS e uma comprovação da comorbidade e/ou deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento assinado por eles.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, convida os pais e responsáveis para que não deixem de vacinar seus filhos. “Inicialmente estamos priorizando as crianças com comorbidades e deficiência, mas logo que recebermos doses suficientes vamos abrir para a população em geral em ordem decrescente de idade, como orienta o Ministério da Saúde”, diz.

“Pessoas vacinadas têm a Covid de forma mais moderada ou leve ou mesmo assintomática, evitando a possibilidade de uma forma grave que pode levar ao óbito. Vamos proteger nossas crianças”, finaliza o presidente.

Vacinação para pessoas acima de 12 anos

Na semana passada, a FMS abriu novas vagas de agendamento para segunda dose e dose de reforço dos imunizantes da Pfizer e Janssen, a serem recebidas a partir desta segunda.

O intervalo mínimo para receber a segunda dose da Pfizer é de três semanas, para pessoas com a vacina marcada até 20 de fevereiro. Já o intervalo para a dose de reforço da Janssen é de pelo menos dois meses, enquanto outros imunizantes requerem quatro meses.

Foto: Divulgação/FMS

Vale lembrar que as mulheres que tomaram Janssen previamente e no momento atual estão gestantes ou puérperes deverão utilizar a Pfizer como dose de reforço.

A FMS disponibiliza ainda cinco postos drive-thru que estarão abertos durante esta semana – de segunda a sexta-feira (21), no horário das 9h às 17h. Eles estão instalados nos terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí, além do CEU Norte, na Santa Maria da Codipi.

Nestes locais, serão contemplados também os seguintes públicos: 1ª dose para pessoas de 12 anos e mais, dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de quatro meses da última dose), dose adicional para imunossuprimidos (com intervalo de 28 dias da última dose) e segunda dose da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas), AstraZeneca e CoronaVac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas para ambos os imunizantes).

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM