Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Saúde

Sesapi amplia leitos de UTI Covid em hospitais e unidades de saúde do Piauí

Dentre os municípios contemplados estão Teresina, Parnaíba, Picos, Oeiras, Floriano e São Raimundo Nonato

Publicado por: FM No Tempo 05/02/2022, 09:33

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) abrirá, na próxima segunda-feira (7), mais leitos de UTI Covid em vários hospitais e unidades de saúde espalhados pelo Piauí a fim de fortalecer o enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Em Teresina, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) receberá dez leitos, totalizando 20; o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) passou a contar com mais seis leitos com suporte respiratório; no Hospital da Polícia Militar (HPM), há dez leitos para atendimento de síndrome respiratória aguda grave; e no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella há mais seis para cuidados intermediários.

Foto: Divulgação/Sesapi

O Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, contava com dez leitos de UTI; hoje, a unidade já está com 20. Na região de Picos, são mais oito leitos voltados ao atendimento de síndromes respiratórias. As unidades de saúde de Oeiras, Floriano e São Raimundo Nonato também devem ganhar mais leitos.

Alderico Tavares, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, afirma que todas essas ampliações são trabalhos da secretaria para assegurar o atendimento à população piauiense em meio à pandemia. “Sempre que houver necessidade, vamos aumentar o número de leitos clínicos e de UTI”, assegura.

Embora haja o esforço da pasta em garantir mais leitos nas unidades de saúde do Piauí, o secretário Florentino Neto reforça a necessidade da vacinação e da manutenção dos cuidados de higiene e do distanciamento social.

“Nós registramos nos últimos dias um aumento no número de novos casos da doença. A população precisa compreender que o esquema vacinal completo, a lavagem das mãos, o uso de máscara e os demais protocolos sanitários são essenciais para vencermos a pandemia”, lembra o gestor.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM