Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

FioCruz aponta relaxamento prematuro de medidas protetivas contra a Covid-19

Boletim foi divulgado nesta sexta-feira (11)

Publicado por: Lilian Oliveira 12/03/2022, 16:23

Estados como Brasília e Rio de Janeiro decidiram acabar com a obrigatoriedade do uso de máscaras. Em São Paulo, o governador João Dória (PSDB) afirmou que planeja desobrigar o uso de equipamento de proteção em ambientes fechados também.

No Piauí, o governo liberou eventos com 60% do público em local fechado e 80% de público em local aberto e semiaberto, com uso de máscaras e apresentação do cartão de vacina.

Foto: Reprodução

O avanço da vacinação é um dos fatores apontado pelos gestores em suas decisões. Além da redução do número de reprodução da doença, redução do número de casos de Síndromes Gripais, Síndromes Respiratórias Graves, Taxa de ocupação hospitalar e a média móvel de casos da Covid-19.

Mas, em boletim divulgado na sexta -feira (11), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chamou a atenção para a necessidade do avanço na vacinação e para o relaxamento prematuro das medidas protetivas diante do cenário atual.

 “Flexibilizar medidas como o distanciamento físico ou o abandono do uso de máscaras de forma irrestrita colabora para um possível aumento de casos, internações e óbitos, e não nos protege de uma nova onda”, afirmaram os pesquisadores

Os dados referentes às duas últimas Semanas Epidemiológicas (SE), de 20 de fevereiro a 5 de março, confirmam a tendência de queda nos indicadores de incidência e mortalidade por Covid-19. 

O documento aponta que houve um decréscimo de 48% em relação aos casos diários das duas semanas anteriores (de 6 a 19 de fevereiro) e uma redução de 33% no número de óbitos por Covid-19 no mesmo período. 

Porém, os resultados ainda não incluem a avaliação do efeito do carnaval e da flexibilização do uso de máscaras. De acordo com o Instituto foi registrado um ligeiro aumento da taxa de letalidade nas últimas semanas, indicando que pode haver uma redução do número de casos, no entanto com maior gravidade entre esses.

O boletim aponta que as próximas semanas serão importantes para compreender como serão os novos cenários da Covid-19 em relação ao controle na dinâmica de transmissão.

 

Com informações da FioCruz

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM