Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Teresina registra morte de criança de 9 anos por dengue, afirma FMS

Esta é a segunda morte por conta da doença no Piauí em 2022

Publicado por: Caio Rabelo 30/03/2022, 09:46

Uma criança de 9 anos faleceu em decorrência da dengue em Teresina. Ela estava internada em um hospital privado do município, e era da da região sudeste da capital.

Até esta quarta-feira (30) foram notificados 851 casos de dengue na capital, 387 casos já foram confirmados. Esta é a segunda morte por dengue em 2022, o primeiro caso foi de um homem.

O mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti (Foto: Reprodução)

Os bairros com maior número de casos de dengue são: São Joaquim, Matadouro, Mocambinho, Parque Alvorada e Nova Brasília. Em 2021 foram 168 notificações o ano todo.

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta a população que em caso de suspeita de dengue a recomendação das autoridades em saúde é que a pessoa procure imediatamente atendimento médico. “Hidrate, hidrate e hidrate. E tem que urinar transparente feito a água que bebe. Então se você está com dor no corpo, dor abdominal, e se quando está deitado e levanta, o mundo roda, por favor procure um serviço de saúde. Temos encontrado muitos casos graves”, explica Amariles.

Ela alerta ainda para o fato de a transmissão da dengue acontecer através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo. “A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada”, reforça.

Segundo caso de morte em decorrência da doença este ano

O Piauí registrou a primeira morte causada pela dengue em 2022 este mês. A informação foi divulgada no 8º Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgado no dia 7 de março. De acordo com a pasta, o indivíduo que contraiu a doença e faleceu em decorrência dela residia em Teresina.

Em 2021, não houve nenhum óbito registrado no estado. Além disso, apenas 34 municípios apresentaram notificação, totalizando 191 casos confirmados; neste ano, contudo, os números explodiram: 56 cidades contam com 594 casos até então.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM