Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Saúde

Enfermeiros de Teresina paralisam atividades e cobram reajuste

Eles reivindicam a inclusão da categoria no reajuste de 10,5 % concedido aos demais servidores municipais

Publicado por: Lilian Oliveira 28/06/2022, 16:26

Enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem de Teresina paralisaram as atividades nesta terça-feira (28). O ato, que iniciou às 7h, segue até amanhã (29). As categorias querem ser incluídas no reajuste linear de 10,5 % concedido recentemente pelo executivo aos servidores municipais.

Em entrevista ao Jornal da Teresina 2º edição (JT2), o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi), Erick Riccely, afirmou que a paralisação é de advertência, e visa demandar da prefeitura um “tratamento mais respeitoso”.

Erick Riccely em entrevista ao Jornal da Teresina 2º edição (Foto: Reprodução) 

“Não é só em relação ao corte de salário, é também é sobre a falta de respeito e a sobrecarga de trabalho. A enfermagem tem que ser ouvida e respeitada pela gestão atual. Desde que assumiram, houve cortes, perseguição e coação”, disse o representante dos servidores. 

Segundo Riccely, a categoria tentou por diversas vezes fazer com que a autonomia da FMS fosse respeitada. “Nós tivemos inclusive uma intermediação pelo Tribunal de Justiça, por meio do desembargador Ricardo Gentil”, pontuou presidente do sindicato. 

Para ele, pela primeira vez na história da fundação, o presidente do órgão não tem autonomia para tomar as decisões. “Empurraram a gente para a prefeitura, que finge não saber de absolutamente nada”, acusou. 

“Ficamos nesse limbo. A prefeitura diz que a gente já teve uma antecipação desse reajuste. No entanto, a gente não teve qualquer ganho. Na verdade, foi uma reposição do que a gente já deixou de receber. E que outras categorias já tiveram no passado”, acrescentou.  

Confira a resposta da Fundação Municipal de Saúde (FMS)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informa que 10 categorias já estão recebendo aumento progressivo desde 2019, depois de acordo entre elas e a prefeitura. Recebem semestralmente aumento, que varia de 42% a 54%. Portanto não vão entrar no aumento para os demais servidores que aconteceu no ano de 2022.

As categorias já contempladas com aumento desde 2019 são: farmacêuticos, bioquímicos, veterinários, analistas de sistema, auxiliar de enfermagem, técnico de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.

Em relação a campanha de vacinação contra Covid-19 e gripe que acontece em diversos pontos de Teresina, o Senatepi falou que a orientação é paralisação das atividades e da realização de testes de Covid nas UBS. O sindicato destacou que apenas nos hospitais de urgência o serviço continua sendo realizado.

A FMS pontuou que até o momento a vacinação não foi impactada.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM