Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Teresina registra queda nos casos de dengue há mais de um mês, afirma FMS

Segundo boletim do órgão, redução foi de 37% na primeira semana de agosto

Publicado por: Caio Rabelo 09/08/2022, 06:47

Teresina tem registrado queda no número de casos de dengue nas últimas cinco semanas, de acordo com o boletim epidemiológico da Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgado na última sexta-feira (5).

Segundo o relatório da Semana Epidemiológica 30, elaborado pelo órgão municipal, 92 novos casos de dengue foram notificados, contra 147 na Semana Epidemiológica 29, cujo boletim saiu em 29 de julho. A redução, portanto, foi de 37% na primeira semana de agosto.

Índice de novos casos tem caído desde primeira semana de julho (Foto: Divulgação/FMS)

Já na última semana de julho, a redução nos casos da doença foi de 80%. No relatório da Semana Epidemiológica 29, um total de 12 novos casos de dengue foram registrados, comparados com os 59 na Semana Epidemiológica 28, de 22 de julho.

Por sua vez, a Semana Epidemiológica 28 verificou uma redução de 60%: foram 22 novos casos de dengue em comparação aos 55 notificados na Semana Epidemiológica 27.

Finalmente, a queda de casos também aconteceu nas Semanas Epidemiológicas 27 e 26, cujos relatórios foram divulgados em 15 e 8 de julho, respectivamente. Na primeira, a diminuição foi de 72% (34 novos casos comparados com 120 na SE 26), enquanto na segunda o índice caiu em 79% (18 novos casos comparados com 84 na SE 25).

Na avaliação de Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, as ações em conjunto com outros órgãos foram fundamentais para as reduções.

Agente de endemias fiscaliza reservatório de água na capital (Foto: Divulgação/FMS)

“Tivemos a colaboração de equipes do 25º BC, ações de limpeza nos bairros, principalmente na zona Norte, que tinha mais casos, fizemos a pulverização com bombas costais e carro fumacê e a população recebe orientações sobre os cuidados para não ter criadouros dos mosquitos. Temos também o fator de que não estamos mais no período das chuvas, o que facilita conter os casos de dengue”, elenca.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da FMS, juntamente com os agentes de endemias, percorre toda a cidade para identificar locais que possam acumular água e para orientar a população.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM