Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Piauí registra terceiro caso de varíola dos macacos, informa Sesapi

Paciente infectado é um homem natural de Parnaíba; outros dois casos confirmados ocorreram em Teresina e Batalha

Publicado por: FM No Tempo 26/08/2022, 11:52

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nesta sexta-feira (26) o terceiro caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. A pessoa infectada é um homem, de idade não informada, natural de Parnaíba, a 338 km de Teresina.

O caso se junta aos outros dois previamente registrados no Piauí, ambos igualmente do sexo masculino, em Teresina e em Batalha, a 165 km da capital.

Varíola dos macacos infecta terceira pessoa no Piauí (Foto: Reprodução)

De acordo com Amélia Costa, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (Cievs), o homem já passou pelos 21 dias de isolamento; no entanto, o órgão acompanha junto com a vigilância municipal a situação do caso positivo, bem como os de seus familiares e contatos.

“A cidade de Parnaíba já notificou oito casos de varíola dos macacos; desses, um foi confirmado, cinco estão em investigação e dois foram descartados”, declarou.

O Piauí já registrou, até esta sexta, 69 casos de monkeypox, sendo três confirmados, 15 descartados, 50 em investigação e um provável. Segundo o Cievs, 20 municípios já notificaram casos suspeitos da doença.

“É de fundamental importância a população ficar atenta aos sinais e sintomas e procurar os serviços de saúde do município caso comece a detectar febre, dor de cabeça, dor muscular e o surgimento de vesículas pelo corpo”, lembrou Amélia.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM