Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Piauí tem sete casos confirmados de varíola dos macacos, afirma Sesapi

Segundo o boletim epidemiológico da pasta, estado conta com 43 casos suspeitos

Publicado por: Caio Rabelo 06/09/2022, 07:18

O Painel Epidemiológico Monkeypox da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registra que o Piauí tem sete casos confirmados de varíola dos macacos. Ainda segundo o boletim, são 43 casos suspeitos de varíola dos macacos.

Todos os infectados pela doença são do sexo masculino. Destes, cinco possuem entre 20 e 29 anos; um entre 30 e 39 anos; e um entre 40 e 49 anos. Os infectados são naturais de Batalha (1), Parnaíba (1) e Teresina (5).

Varíola dos macacos já infectou sete pacientes no Piauí (Foto: Divulgação/Governo do Brasil)

Teresina é a cidade com mais casos suspeitos, com 20 ao todo. Outros dezesseis casos suspeitos foram descartados. Parnaíba é o segundo município no ranking estadual, com seis suspeitos e mais cinco descartados.

No dia 29 de agosto, a Sesapi lançou oficialmente o Painel Epidemiológico Monkeypox, disponível em seu site oficial. No painel, é possível ter acesso aos números de casos notificados, suspeitos, prováveis, descartados, confirmados e óbitos da doença.

O secretário de Saúde, Néris Júnior, afirma que os números do Painel Epidemiológico são atualizados automaticamente.

“À medida que forem aparecendo os dados, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) registram e o painel é atualizado. Basta acessar o site e clicar em Painel Epidemiológico Monkeypox”, declara.

Neris Júnior destaca ainda a importância do compartilhamento das informações sobre a doença. “É importante que as pessoas estejam informadas de como se dá o contato, como é a maior probabilidade de contágio, o que fazer se estiver infectado. Tudo isso tem que ficar muito claro. Lembrando que qualquer um pode pegar essa doença”, afirma o gestor.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM