Banner de Aniversário

Saúde

Piauí registra 23 casos confirmados de varíola dos macacos, informa Sesapi

O estado conta com 166 casos notificados e 26 suspeitos

Publicado por: Lilian Oliveira 13/10/2022, 17:35

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou nesta quinta-feira (13) o 23º caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Dentre as pessoas infectadas, 22 são homens e apenas uma é mulher. O estado conta com 166 casos notificados, 26 suspeitos e 8 indeterminados.  

Confira aqui o painel epidemiológico

Varíola dos macacos infecta 15ª pessoa no Piauí, diz Sesapi (Foto: Reprodução)

Em 29 de agosto, a Sesapi lançou oficialmente o Painel Epidemiológico Monkeypox, disponível em seu site oficial. No relatório consta 148 casos notificados, 54 suspeitos, dois prováveis e 69 descartados.

O secretário de Saúde, Néris Júnior, afirma que os números do Painel Epidemiológico são atualizados automaticamente.

“À medida que forem aparecendo os dados, os técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) registram e o painel é atualizado. Basta acessar o site e clicar em Painel Epidemiológico Monkeypox”, declara.

Varíola dos macacos

A principal característica da monkeypox é o surgimento de lesões como se fossem bolhas na pele. Outros sintomas que acompanham a doença são febre, linfonodos inchados, dores musculares, dor nas costas e fraqueza.

Monkeypox causa lesões na pele, dores musculares e fraqueza (Foto: Divulgação/Governo do Brasil)

A transmissão pode acontecer de forma direta e indireta por meio de gotículas de saliva de pessoas infectadas, pelo contato com as lesões que aparecem na pele, por meio do esperma, sangue e utensílios contaminados.

Sintomas 

Para aqueles que apresentarem os sintomas da doença, a Sesapi conta com núcleos de vigilância nos hospitais, que auxiliam no recolhimento de material para análise laboratorial e também nas informações sobre o isolamento dos pacientes infectados.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM