Banner de Aniversário

Saúde

HUT reativa captação de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes

O doador foi um homem de 36 anos

Publicado por: Lilian Oliveira 14/10/2022, 17:34

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS), retomou na última terça-feira (12) a captação de órgãos de múltiplos órgãos e tecidos para transplantes.

Profissionais na área realizaram a captação de rins, córneas e fígado. O doador foi um homem de 36 anos que após rigoroso protocolo para constatação da morte encefálica, a família autorizou a doação dos órgãos.

Foto: Divulgação/HUT

Sob a supervisão da Equipe de Perfusão de Órgãos do HGV e da Organização de Procura de Órgãos (OPO), a captação foi realizada pela equipe do HUT formada pelos diversos médicos.

Após o procedimento que durou pouco mais de três horas, a família do doador recebeu o agradecimento dos profissionais da unidade, rins e córneas serão transplantados no Hospital Getúlio Vargas (HGV), enquanto o fígado seguiu para rede nacional onde já foi transplantado em um receptor compatível.

Com essa primeira captação realizada no HUT, até cinco pessoas que aguardavam na fila para transplantes do Ministério da Saúde (MS) podem ser beneficiadas.

O HUT é credenciado pelo Sistema Nacional de Transplantes como Unidade Captadora e está retomando o serviço que estava desativado desde 2016. Com a reativação da Comissão em Junho deste ano já registrou o acolhimento de 34 famílias de potenciais doadores.

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM