Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Dezembro Vermelho alerta para aumento de casos de Aids em jovens no Piauí

Em 2023, a ação será voltada prioritariamente ao público jovem, tendo em vista a alta de casos de HIV/Aids nesta população

Publicado por: Caio Rabelo 01/12/2023, 06:55

Nesta sexta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) dá início à programação Dezembro Vermelho, mês de mobilização e luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A campanha discute o cenário do HIV/Aids no estado e divulga informações de prevenção, diagnóstico e tratamento. Em 2023, a ação será voltada prioritariamente ao público jovem, tendo em vista a alta de casos entre essa população.

Foto: Divulgação/FMS

Considerando os dados epidemiológicos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o Piauí registrou 3.279 de casos de Aids em adultos entre 2015 e 2023. Desse total, 49% eram pessoas com idade entre 20 e 34 anos, dos quais 74% eram homens.

Neste sentido, Karina Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, ressalta a importância de debater o assunto. “É necessário discutir junto à sociedade a situação do HIV/Aids e divulgar informações de prevenção, diagnóstico e tratamento”, frisou.

O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. Durante todo o mês de campanha, será intensificada a transmissão de informações sobre o HIV/Aids e a realização de testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todos os municípios.

Coordenação de IST/AIDS da FMS desenvolve ações de prevenção durante Dezembro Vermelho

Dezembro é um mês dedicado à conscientização da prevenção do HIV/Aids. A coordenação de IST/AIDS da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Teresina realizará diversas ações que levam conscientização e à prevenção. Amanhã, dia 1º, Dia Mundial de Combate à AIDS, técnicos da coordenação estarão distribuindo material educativo na Avenida Maranhão para os lavadores de carro.

De 3 a 10 de dezembro a equipe participará da tradicional Exposição Agropecuária do Piauí, Expoapi, com estande educativo e distribuição de preservativos. “Dia 12, além de ação educativa, levaremos testagem rápida para a Rodoviária de Teresina”, diz a coordenadora de IST/AIDS da FMS, Alana Niége.

Dias 9 e 16 a equipe da FMS estará na zona rural, participando do Projeto Cuidar de Pessoas. De 4 a 15 os profissionais estarão em faculdades, supermercados e instituições públicas e privadas levando informação e preservativos.

“Durante todo o mês de dezembro nós intensificamos o trabalho que fazemos durante todo o ano. Disponibilização de preservativos em UBS, incentivar palestras educativas dentro das unidades e nas visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde e realizar testes rápidos no maior número de unidades possíveis”, explica Alana Niége.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM