Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

PIAUÍ

Campanha de vacinação contra a febre aftosa terá início no Piauí em 1º de abril

A imunização foi antecipada no Piauí para abril de 2023, não mais em maio como vinha sendo feito anualmente; A vacinação é obrigatória e responsabilidade dos proprietários dos animais

Publicado por: Jade Luara 18/03/2024, 08:52

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí está programada para ocorrer de 1º a 30 de abril deste ano. Todos os bovinos e bubalinos no território piauiense devem ser imunizados e ter sua declaração realizada. Em entrevista à Teresina FM, o veterinário da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), Márcio Chaves, explica que esta etapa é importante para que o Piauí possa alcançar o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

“A partir do dia 1º ao dia 30 de abril, os criadores que possuem o rebanho bovino ou bubalino já podem se direcionar as lojas veterinárias da ADAPI e realizar a compra da vacina, esse chamamos de primeiro passo. No segundo passo, que chamamos de declaração, o criador terá que certificar e atualizar o rebanho, e posteriormente ele irá em um dos nossos escritórios”, explica o veterinário.

 

Márcio Chaves, veterinário da ADAPI, em entrevista ao JT1 (Foto: Teresina FM)

“O diferencial desta campanha é que não vai mais ter autorização para compra de vacina. No dia 30 de abril encerramos o período de vacinas, e passamos para o período de lançamento de dados”, afirma Márcio Chaves.

A imunização foi antecipada no Piauí para abril deste ano, não mais em maio como vinha sendo feito anualmente. A vacinação continua sendo obrigatória e é responsabilidade dos proprietários dos animais.

No âmbito do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, o Piauí está inserido no bloco III, juntamente com os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão. Este bloco tem até 2027 para alterar seu status sanitário em relação à doença.

A certificação internacional da classificação sanitária é realizada pela Organização Mundial de Saúde Animal e está prevista para ocorrer 12 meses após a última campanha de vacinação, que está planejada para maio de 2025.

Confira a entrevista completa com Márcio Chaves.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM