Banner de Aniversário

Educação

MEC aprova criação do Curso de Medicina no Campus de Floriano

A proposta do novo curso é almejada desde 2020,

Publicado por: Caio Rabelo 23/03/2024, 09:38

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a criação do Curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (UFPI) situado na cidade de Floriano.

A proposta do novo curso, almejada desde 2020, recebeu respaldo após divulgação, no dia 20 de março, de relatório produzido pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM) do MEC.

Foto: Reprodução/Ufpi

O Vice-Reitor da UFPI e o Coordenador do curso de Medicina do CAFS, Viriato Campelo, ressalta que a aprovação da proposta para implantação do curso de Medicina, em Floriano, consiste em êxito não só para a Universidade, mas, sobretudo, para a região circunvizinha à cidade de Floriano.

“Floriano, como um importante centro de desenvolvimento do Piauí, carecia desse curso, que não apenas forma profissionais, mas também serve como polo de assistência a atividades na área da saúde. Agora, com essa etapa fundamental assegurada, o próximo passo é cumprir as demais atividades em andamento, em sintonia com o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, para a efetiva implantação do curso em Floriano”, destacou.

Ainda segundo o relatório, o Campus Amílcar Ferreira Sobral, oferece uma base sólida para a implementação do curso, contando com infraestrutura administrativa e acadêmica considerável. No entanto, adaptações e construções específicas serão necessárias para atender às demandas do curso de Medicina, incluindo futuros laboratórios especializados e espaços para atividades práticas.

Desta forma, a Diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana, falou que depois da aprovação do curso, por parte da CAMEM, a próxima etapa trata-se de buscar os recursos humanos e de infraestrutura necessários para tornar real o curso de Medicina.

“A UFPI não medirá esforços para ter a quantidade exata de docentes e técnicos em assuntos educacionais com o intuito de colocar em pleno funcionamento o curso de Medicina de Floriano. Além disso, iremos fazer adaptações na estrutura com construção de laboratórios e salas. A UFPI, o CAFS e a microrregião de Floriano estão de parabéns”, finalizou.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM