Banner de Aniversário

Saúde

Ceir realiza semana de conscientização sobre o autismo

A programação conta com atividades voltadas para pacientes, cuidadores e colaboradores do Centro

Publicado por: Caio Rabelo 02/04/2024, 10:48

Nesta terça-feira, dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em alusão a data, o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) iniciou a semana com atividades educativas e interativas, que seguem até a próxima sexta-feira (05). A programação foi planejada para envolver pacientes, cuidadores e colaboradores em uma série de eventos que visam aprimorar o conhecimento e as habilidades no atendimento e cuidado de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação para o dia 2 de abril, data oficial de conscientização, inclui uma roda de conversa com o tema: “Compreendendo o Autismo e Acolhendo Emoções”. Onde os profissionais do Centro estarão em contato com pais e cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Foto: Divulgação/Sesapi

“Sabemos que muitos familiares não têm a informação, o diagnóstico é difícil e a aceitação deste diagnóstico e a compreensão sobre o manejo adequado a essas crianças também são, neste primeiro momento. Sabemos que o preconceito é muito forte, enraizando os familiares, que muitas vezes, se sentem sozinhos. Seja pela falta de apoio da sociedade, ou dos próprios familiares. Então, vamos fazer esse trabalho de acolhimento a essas famílias que estão chegando aqui no Centro, algumas delas pela primeira vez para iniciar o tratamento dos seus filhos, e vamos interagir nessa roda de conversa para levar mais informações e acolher, também, as suas emoções”, explica Natália Vidal, psicóloga do Ceir.

Serão realizadas oficinas de autocuidado para cuidadores; sessão de aperfeiçoamento, focada no atendimento a pessoas com autismo; rodas de conversa e distribuição de folders informativos. E na sexta-feira (05), o Centro realizará atividades lúdicas e interativas que promovem a inclusão e o bem-estar dos pacientes.

“São necessárias ações para promover a informação, a orientação e a inclusão de pessoas autistas na sociedade. Toda equipe do setor de Reabilitação Intelectual do Ceir sabe da importância desse tema e está engajada na execução dessas atividades, que vão envolver os pacientes, terapeutas, colaboradores e familiares”, finalizou a psicóloga.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM