Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Teresina

Usuários pedem melhoria do transporte coletivo como prioridade para Teresina

SETUT afirma que só haverá melhorias no transporte através de parceiras entre empresários e prefeitura

Publicado por: Juliana Andrade 17/08/2022, 16:21

Matéria de Rodrigo Carvalho

Agência Nordestina de Notícias (ANN)

Quando a pergunta é qual presente o teresinense gostaria de ganhar no aniversário de Teresina, a melhoria do transporte coletivo aparece entre as prioridades de quem vive na capital do Piauí. A doméstica Salene Oliveira fala das dificuldades que enfrenta quando precisa de ônibus na capital.

“Eles deviam botar pelo menos uma linha adequada, para dizer assim: Você vai nele e  volta nesse ônibus. Agora você vem no ônibus depois não sabe nem se volta nele. Você tira do comer pra você pagar um ônibus e ainda não tem linha do ônibus”, diz.

A estudante Francisca da Silva se desloca de ônibus para a universidade onde faz o curso de pedagogia e no anivesário de Teresina ela fala aul seria o melhor presente para os usuários de Transporte Coletivo na cidade. “Colocar mais ônibus pra rodar, pra que não demore tanto a gente nas paradas”, pede a estudante.

Transporte Coletivo de Teresina ((Foto: Divulgação/Strans)

O coordenador técnico do SETUT, Vinicius Rufino, que representa os empresários do transporte coletivo, explica que o sistema foi bastante afetado pela pandemia mas, que providências estão sendo tomadas para que aja melhorias no sistema.

“Desde o início da pandemia a gente tem sofrido toda essa questão operacional e toda essa questão que tange a parte  da cobertura do custo e da operação do sistema. Neste exato momento a gente tem já enxergado uma situação  de retomada, e procurado melhores soluções dentro da nossa realidade pra garantir um bom atendimento”, afirma o coordenador.

Vinicius explica ainda que o sistema continua em desequilíbrio financeiro e que sem subsídios por parte da prefeitura fica difícil atendar as demandas dos usuários do transporte coletivo.

“Fazendo a correlação entre o custo da operação que é a quantidade de frota versus a quantidade de passageiros que estaria traduzida na arrecadação , você vê que a arrecadação do sistema ainda não chegou em um patamar de equilíbrio com o custo.  Nessa situação o município tem que compreender que essa mudança no transporte público precisa ser partilhado. Então tem que haver mudança por parte de operação, da prefeitura e do usuário para manter o sistema funcionando”, explica.

Sobre as reivindicações do SETUT e dos usuários do transporte, o superintendente da STRANS, Cláudio Pessoa afirma dificuldades financeiras da prefeitura de Teresina mas, que o poder público municipal segue dialogando para melhoria de Teresina.

 

 

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM