Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Teresina

Teresina é uma cidade caoticamente desordenada, diz climatologista

Chuvas da capital piauiense são devido ao fenômeno do sistema atmosférico

Publicado por: Caio Rabelo 26/12/2022, 11:39

Matéria de Danielle Simeão

O programa JT1 entrevistou nesta segunda-feira (26) o climatologista Werton Costa sobre o começo do inverno em Teresina. Werton explica que a capital piauiense está passando por um sistema atmosférico e esclarece o porquê do fenômeno.

“Nós tínhamos informação já certeira, por parte dos órgãos de monitoramento, que nós teríamos vários sistemas atmosféricos atuando. Esses sistemas, na verdade, nós vamos imaginar que é como se fossem rios no céu, correntes de ar com ventos gigantescos. Esses ventos transportam a água que está no mar, essa água evapora e essa umidade na forma de vapor é levada para o interior do Nordeste, e somente no interior do Nordeste, ela vai se transformar nas nuvens de temporal. Então é uma espécie de devolução da natureza. A natureza manda essa umidade para as áreas continentais, a umidade vira chuva e esse corredor estava bastante ativo”.

Werton Costa na TeresinaFM

Ainda segundo o climatologista, Teresina não tem estrutura adequada para a ocorrência das chuvas.

“Infelizmente Teresina é uma cidade caoticamente desordenada no seu crescimento e na sua gestão. Ninguém é para morrer em grotão, ninguém é para morrer arrastado por uma galeria. Essa é uma situação realmente muito lamentável. As chuvas vão continuar acontecendo. Então, se nós temos esse gargalo dessas situações que são um risco para população, é fundamental que, tanto aqueles que têm o dever de informar e o dever de gestão se alinhem e se orientem”, diz.

Para evitar acidentes, Werton alerta que as pessoas devem se orientar pelas previsões do tempo ao sair de casa. “As pessoas também têm que ter mais atenção, é necessário que as pessoas observem a previsão do tempo como uma ferramenta para orientar a sua vida cotidiana, para orientar os seus trajetos, para orientar o seu trabalho e a sua vida”.

O climatologista informa sobre a previsão de tempo para os próximos dias e diz que a partir de janeiro a previsão climática é de normalidade na maioria dos municípios.

“O que está certo, segundo a previsão climática, é que quando virar a chave de 2022, em janeiro, fevereiro e março já estão dentro de uma previsão climática estendida de que eles serão dentro da normalidade na maioria dos municípios, mas nas cidades de Teresina, Parnaíba, Floriano, Picos precisam ter cuidados redobrados, principalmente naquelas áreas que são consideradas de risco”.

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM