Banner de Aniversário

Teresina

Secretário da Semduh fala de medidas adotadas para o período de chuvas

Edmilson Ferreira afirma que trabalha em conjunto com diversos órgãos para preservar Teresina das consequências de fortes chuvas.

Publicado por: Lilian Oliveira 06/01/2023, 17:34

Matéria de Rebeca Vieira

O programa JT2 entrevistou, na tarde desta sexta-feira (6), o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), Edmilson Ferreira. A pasta, que é responsável, entre outras tarefas, pela coleta seletiva da cidade, revela o que será feito para evitar que Teresina não sofra tanto com o período chuvoso.

“As chuvas estão chegando, ainda não choveu pesado, mas vai acontecer, porque a previsão é para isso. O prefeito criou um comitê, no ano passado, chamado Comitê de Emergência para Desastres Naturais e Combate a Dengue. E eu fui colocado como o presidente desse comitê e participo de todos os principais órgãos da prefeitura. Entre os mais executivos estão a Saad, a Semduh, a Secretaria de Educação participativamente, porque as escolas que foram fechadas por conta da pandemia foram utilizadas para recolher as famílias que estavam desabrigadas por conta das enchentes. A ETURF participou, as defesas civis que estão na frente de tudo com a Semduh. Hoje, esse ano, está sendo replicada essa mesma situação”, informa Edmilson.

 

O secretário revela que estão sendo feitas reuniões com as entidades citadas toda quarta-feira, com enfoque na zona norte da capital, uma vez que é uma das mais afetadas, devido às lagoas e ao sistema de drenagem para os dois rios. Ele diz, ainda, que ano passado foram encontradas algumas dificuldades, mas que já estão ativos na resolução do problema.

“Fomos surpreendidos com a questão de sujeira, bueiros entupidos e galerias, mas esse ano está diferente. Mutirões limpando a cidade inteira e também fazendo a manutenção de todas as bombas que estão nessa área de esgotamento. Como lagoas aqui na área do Mandacaru, próximo ao ponto Wall Ferraz, ali na região de Seu Riacho, o Mandacaru, que desce ali, traz muita água. E as lagoas na região da Zona Norte, também lá  no Mocambinho e Vila São Francisco. E tem ali também, na região sobre a cidade, a Jurisdição do Centro, é o Parque Alvorada, que está com problemas de obras, tem algumas situações por conta de obra e drenagem, as casas construídas sobre as galerias, e nós temos que fazer essa limpeza”, completa ele.

Confira a entrevista na íntegra:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM