Propaganda do Governo do Estado do Piauí

Teresina

Lauda aponta que aluna de Jornalismo da UFPI estava com pescoço quebrado

Segundo testemunhas, a estudante estava em uma festa dentro do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, próximo ao Diretório Central dos Estudantes.

Publicado por: Lilian Oliveira 29/01/2023, 10:45

 (Matéria original de Rebeca Vieira)

Uma estudante de jornalismo da Universidade Federal do Piauí, identificada como Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi encontrada desmaiada na manhã desse sábado (28). A jovem chegou a ser levada às pressas ao Hospital da Primavera, mas já estava morta quando chegou.

Através de nota, a Secretaria de Segurança do Piauí informou que o laudo do Instituto de Medicina Legal apontou para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte. (Confira na íntegra ao final da matéria).

Foto: Divulgação/UFPI

Segundo testemunhas, Janaína foi para uma calourada nas dependências da universidade na noite de sexta, próximo do Diretório Central dos Estudantes (DCE), onde foi encontrada pelos seguranças com sinais de agressão.

Em informe, o DCE reforça o debate a respeito da segurança na UFPI. Confira:

O Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE UFPI) vem por meio desta nota tornar público a confirmação de falecimento de uma estudante nas dependências da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

As informações iniciais que temos é que hoje, pela manhã, a vitima, estudante de Jornalismo da UFPI, foi encontrada desacordada por um profissional da instituição e, logo em seguida, encaminhada para o hospital. A ocorrência foi feita dentro do Centro onde fica o DCE.

As calouradas que ocorrem no espaço em frente ao DCE é cedida pelo Diretório para que os estudantes, centros acadêmicos (CAs) e coletivos que compõe a Universidade possam ter uma forma de integração entre cultura e arte ao ensino, como também autofinanciamento coletivo dos Estudantes para subsidiar projetos estudantis.

O debate de segurança na UFPI, embora lamentavelmente tenha chegado a esse ponto, não é novidade para o DCE. No último ano (2022), nós, junto com os CAs, buscamos fomento de iniciativas que garantissem minimamente segurança dentro do Campus Ministro Petrônio Portela.

O DCE se coloca a disposição para ajudar no que for preciso a família da vítima e também presta solidariedade aos amigos e a todo o corpo estudantil.

Foto: Reprodução

A Universidade também publicou na tarde deste sábado (28) uma nota de esclarecimento sobre o caso da jovem, afirmando que um suspeito já teria sido detido. Veja:

Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, nas imediações do espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.

Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.

O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.

As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.

Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.

Uma cunhada da vítima, que optou pelo anonimato, contou que a jovem foi para a calourada na companhia de uma amiga. De lá, segundo relato, a amiga foi para casa e a jovem ficou na UFPI.

O suspeito apreendido citado na nota oficial da UFPI foi identificado como Thiago Mayson da Silva Barbosa, aluno do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Matemática da universidade.

Foto: Reprodução/Facebook

Ele foi preso pela Força Tática da Polícia Militar do Piauí e conduzido à Central de Flagrantes. De acordo com testemunhas, ele acompanhava Janaína na festa ocorrida no DCE.

Há fortes indícios de que a jovem tenha sido violentada sexualmente, afirma o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Barêtta. Ele revelou que as calças dela estavam rasgadas e que a vítima estava com uma hemorragia.

“Ela tem sinais de hematomas no corpo, sinais de violência sim como se ela tivesse sido estuprada. Segundo o hospital onde ela foi encaminhada, ela chegou com com a calça virada, com a situação de sangue excessivo. A enfermeira chefe disse que não era normal até numa menstruação de uma mulher”, contou o delegado.

Nota da SS-PI

O Instituto de Medicina Legal do Piauí emitiu a Declaração de Óbito de Janaína da Silva Bezerra, estudante morta nesse sábado no prédio da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte.

Segundo a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso.

Em depoimento à Policia Civil, o acusado afirmou que já conhecia a vítima e teriam “ficado” em outras ocasiões. O acusado disse que estavam em uma “calourada” na UFPI e que por volta das 2h convidou a jovem para seguirem a um corredor e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula onde praticaram sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h.

Ele alega que permaneceu ao lado do corpo da vítima durante toda a madrugada e solicitou socorro à segurança da Universidade por volta das 9h, que conduziu a vítima ao Hospital da Primavera, onde foi constatado o óbito.

A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do acusado, que encontra-se neste momento em audiência de custódia, pelos crimes de Feminicídio e Estupro. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, foram adotadas todas as providências necessárias para o fiel esclarecimento do caso, com a realização de entrevistas e a realização de exames periciais, além de perícia no local do crime. O inquérito policial será concluído em até dez dias.

 

 

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM