Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Cultura

Academia Piauiense de Letras publica edital para ocupar cadeira do escritor Assis Brasil

Romancista faleceu aos 93 anos; interessados na vaga devem apresentar currículo e obras na sede da entidade

Publicado por: FM No Tempo 14/12/2021, 07:54

A Academia Piauiense de Letras (APL) publicou nesta segunda-feira (13) um edital de inscrições para a cadeira nº 36, anteriormente ocupada pelo escritor e romancista Assis Brasil, falecido aos 93 anos em novembro.

Foto: Divulgação/APL

De acordo com a entidade, o prazo para inscrever-se é de 30 dias; esse período será interrompido durante o recesso acadêmico e retomado com a abertura dos trabalhos da APL em 2022.

Interessados devem dirigir-se à secretaria da APL, localizada na Avenida Miguel Rosa, 3300, zona Sul de Teresina, entre 8h e 12h. Por meio de requerimento dirigido ao presidente da entidade, Zózimo Tavares, os candidatos devem anexar seus currículos e exemplares de obras publicadas, além de documentos que comprovem naturalidade piauiense ou residência no Piauí há mais de dez anos.

Confira o edital completo no site da APL.

Assis Brasil

Assis Brasil faleceu na noite de 28 de novembro, aos 93 anos. Assis teve dificuldade respiratória e chegou a receber os primeiros-socorros, mas não resistiu e veio a óbito por volta das 20h.

Segundo nota de pesar divulgada pela APL, o autor tinha sido submetido no dia 26 a uma cirurgia ortopédica após sofrer um acidente doméstico no qual fraturou o fêmur. O procedimento foi realizado com sucesso no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), e Assis recebeu alta no dia seguinte.

Foto: Divulgação/APL

Escritor, romancista, cronista, ensaísta e jornalista, era também membro da Academia Piauiense de Letras (APL). Nascido em Parnaíba, atuou na imprensa nacional em veículos como Jornal do Brasil, Correio da Manhã e O Globo.

Dentre suas mais de cem obras publicadas, figuram Beira Rio Beira Vida (1965), A filha do meio quilo (1966), O salto do cavalo cobridor (1968), Pacamão (1969) e Os que bebem como os cães (1975).

Matéria relacionada:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM