Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Esporte

Esporte é Notícia #33: Parnahyba atropela Altos no Piscinão e treinador do Popó visita Teresina

Parma e Campo Largo decidem título do Metropolitano de Futsal; Jacaré volta atenções para estreia na Série C

Publicado por: FM No Tempo 07/04/2022, 11:56

Campeonato Piauiense

Parnahyba 3 x 0 Altos

A volta por cima do Parnahyba Sport Club tem sido um dos principais destaques do Campeonato Piauiense desse ano. O tradicional clube do litoral do estado registrou um péssimo início de torneio, chegando a sofrer sete gols nas duas primeiras partidas, mas se recuperou no decorrer da fase inicial e garantiu vaga nas semifinais na última rodada ao derrotar o arquirrival River-PI, de virada, dentro de casa.

Foto: Luis Junior/A.A. Altos

Para o confronto inaugural das semis contra o Altos, o Tubarão planejava contar novamente com o apoio maciço da torcida no Pedro Alelaf, que embalou a equipe na vitória sobre o Galo Carijó. No entanto, nem mesmo o apoiador mais fanático imaginava um resultado tão contundente quanto o registrado na noite desta quarta-feira (6).

Os dois times se lançaram ao ataque desde o começo da primeira etapa, obrigando os goleiros Marcelo, do Alviverde, e Cris, do Azulino, a realizarem grandes intervenções. A equipe mandante precisou recorrer ao jogo aéreo para furar o esquema defensivo dos visitantes: o centroavante Isac, autor de um dos gols diante do River-PI, aproveitou cruzamento na área, em cobrança de falta, para escorar de cabeça e marcar o gol inaugural aos 41 minutos.

Seis minutos depois, já nos acréscimos, o camisa 9 entrou novamente em ação, dessa vez para encontrar Paulinho bem posicionado, que finalizou com categoria para ampliar a vantagem. A goleada foi estabelecida na volta do intervalo, logo no primeiro minuto da etapa complementar, quando o zagueiro Vinícius Leandro, do Altos, tentou recuar a bola, de cabeça, para Marcelo, mas acabou encobrindo o goleiro e atentando contra o próprio patrimônio.

Foto: Divulgação/Parnahyba S.C.

Por falar em goleiros, a estrela de Cris, guardião da meta parnaibana, brilhou ainda mais nos minutos finais do confronto. Em um momento que o Jacaré buscou freneticamente um gol que diminuísse a larga desvantagem, o arqueiro do Tubarão operou quatro defesas, formando um verdadeiro paredão e impedindo que os adversários descontassem o placar.

Para a partida de volta, que será disputada na próxima quarta-feira (13), às 16h, no Lindolfo Monteiro, em Teresina, o Parnahyba ganhou o direito de perder por até dois gols de diferença para avançar à grande final do Piauiense. Caso queira reverter a situação, o Altos precisa vencer por três gols, uma vez que se classifica com empate na soma dos resultados por ter feito melhor campanha.

4 de Julho x Fluminense-PI

O outro duelo das semifinais do Estadual conta com 4 de Julho, que terá ao seu favor o mando de campo, e o Fluminense-PI, líder da primeira fase, em busca do título inédito da competição. A bola irá rolar neste sábado (9), a partir das 15h45, na Arena Ytacoatiara, em Piripiri.

Foto: Divulgação/Fluminense E.C.

No trajeto até o mata-mata, o Gavião Colorado passou quase toda a fase inicial sem perder, caindo pela primeira vez diante do Altos, na 12ª rodada, e registrando mais um revés na partida seguinte, contra o River-PI, pela 13ª rodada. Porém, uma vitória segura sobre o Cori-Sabbá, em casa, por 2 a 0, selou a permanência da equipe na zona de classificação.

Já o Fluminense-PI parecia construir uma campanha incontestável, com goleadas e atuações de encher os olhos, mas, após a eliminação para o Santos na Copa do Brasil, engatou uma sequência de quatro jogos sem vitórias, encerrada somente na última rodada com o triunfo de 2 a 1 em cima do Oeirense. Apesar de ter sofrido pressão do Altos na reta final, terminou na liderança com 26 pontos conquistados.

Nenhuma das equipes derrotou a outra nesta edição de Piauiense: tanto no turno, quanto no returno, Gavião e Vaqueiro empataram em 1 a 1. Agora, os desafiantes terão mais duas oportunidades de provarem qual deles merece marcar presença na decisão do Estadual: além da partida em Piripiri, a volta está marcada para a próxima terça-feira (12), também às 15h45, no Lindolfo Monteiro.

Brasileirão Série C

Altos x Botafogo-SP

Depois do surpreendente revés para o Parnahyba no Pedro Alelaf, o atual campeão do Piauí volta suas atenções para a Série C do Campeonato Brasileiro, cuja disputa se inicia neste final de semana. No domingo (10), o Altos recebe o Botafogo-SP, às 18h, no Lindolfinho, em compromisso válido pela rodada de estreia do torneio nacional.

Foto: Luis Junior/A.A. Altos

O Jacaré participará da Terceira Divisão pela segunda temporada consecutiva, após conquistar o acesso em 2020 e escapar do rebaixamento à Série D em 2021. Único representante piauiense na competição, a Manga Mecânica busca, no mínimo, repetir a campanha do ano passado e permanecer na divisão de acesso por mais uma edição; um possível acesso à Série B, embora altamente improvável, seria um grande feito para o clube.

Vale lembrar que as equipes participantes da Terceirona aprovaram, ainda em fevereiro, uma mudança na fórmula de disputa da competição: ao contrário das temporadas anteriores, nas quais os times eram divididos em dois grupos regionalizados, com dez integrantes cada, na primeira fase, agora a etapa inicial ocorrerá em turno único, com 19 rodadas.

Em seguida, os oito melhores colocados avançam à segunda fase, que manteve seu formato inalterado: dois quadrangulares com quatro equipes cada; as duas primeiras conquistam o acesso à Segundona, enquanto os líderes de cada chave fazem a final da Série C.

Foto: Fernando Roberto/Ituano F.C.

Além do Botafogo-SP, os outros quatro primeiros adversários do Altos já estão definidos. Confira a sequência do Alviverde:

1ª rodada

Altos x Botafogo-SP (Lindolfo Monteiro, Teresina, 10/04, 18h)

2ª rodada

Figueirense-SC x Altos (Orlando Scarpelli, Florianópolis, 17/04, 19h)

3ª rodada

Volta Redonda-RJ x Altos (Raulino de Oliveira, Volta Redonda, 24/04, 11h)

4ª rodada

Altos x ABC-RN (Lindolfo Monteiro, Teresina, 01/05, 16h)

5ª rodada

Botafogo-PB x Altos (Almeidão, João Pessoa, 07/05, 15h)

Metropolitano de Futsal

Parma x Campo Largo

É clima de decisão também no Metropolitano de Futsal! O principal campeonato estadual da modalidade conheceu seus finalistas na noite de terça-feira (5): Parma, duas vezes vencedor do torneio, e Campo Largo, tricampeão e atual detentor do título.

Foto: Divulgação/Campo Largo Futsal/Parma A.C.

Nas semifinais, a equipe do Parma superou o Ajax por 3 a 1, com gols de Janff, Aylson e Dieguinho, enquanto o Campo Largo bateu o badalado AABB/Mesa 14 pelo placar de 4 a 1, construído com os tentos de Djelminho, Aylson (outro, marcou dois) e Fredson.

O confronto final e único acontecerá nesta sexta-feira (8), às 20h30, na Estação Cidadania, zona Leste de Teresina. Quem se sagrar vencedor carimba presença na Liga Nordeste de Futsal, a ser realizada ainda neste ano.

Treinador do Popó em Teresina

O tetracampeão mundial de boxe Acelino Freitas, mais conhecido como “Popó”, é um dos grandes nomes da história do esporte brasileiro. Por trás da construção da lenda, há outra figura igualmente grandiosa, responsável pelo treinamento do atleta, que atende por Ulysses Pereira.

Técnico da Seleção Brasileira da modalidade entre 1995 e 2001, Ulysses esteve presente nas quatro conquistas globais de Popó, bem como orientou lutadores consagrados nas artes marciais mistas (MMA), a exemplo de Vitor Belfort e Maurício Shogun.

Atendendo a convite do professor de boxe Marcos Oliveira, o treinador estará em Teresina, nesta quinta (7) e sexta, a fim de coordenar um seminário para outros técnicos e atletas do esporte, além de praticantes de Muay Thai e do próprio MMA. Não é a primeira vez que Ulysses visita o Piauí: em 2013, o profissional esteve na capital, a convite de Oliveira, para ministrar um workshop semelhante ao que será ofertado agora.

Neste ano, o seminário ocorrerá na Arena Fight, localizada na Rua 1º de Maio, 2808, bairro Primavera, zona Norte da capital. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (86) 99508-7022.

Copa Libertadores

Mais quatro clubes brasileiros estrearam na Libertadores da América na noite desta quarta. Fora de casa, o atual bicampeão Palmeiras passeou sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela, vencendo por 4 a 0 com gols de Dudu, Raphael Veiga e Rafael Navarro (duas vezes).

Outro candidato ao título, o Atlético Mineiro derrotou o Tolima, famoso algoz de equipes do Brasil, por 2 a 0, no estádio Manuel Murillo Toro, na Colômbia. A vitória por 2 a 0 foi construída graças ao meias Nacho Fernández e Tchê Tchê.

Foto: Cesar Greco/S.E. Palmeiras

Red Bull Bragantino e América Mineiro, que nunca haviam disputado a competição intercontinental, obtiveram resultados diferentes: o Massa Bruta surpreendeu e bateu o tradicionalíssimo Nacional, do Uruguai, por 2 a 0, em Bragança Paulista, com gols de Ytalo e José Hurtado.

Por outro lado, o Coelho, mesmo jogando na Arena Independência, em Belo Horizonte, foi superado pelo Independiente del Valle, do Equador, também por 2 a 0. Os gols equatorianos foram anotados pelos experientes Sornoza e Arce.

Copa Sul-Americana

Eliminado na fase eliminatória da Libertadores, o Fluminense tinha o dever moral de recompensar sua fiel torcida no Maracanã com um desempenho positivo diante do Oriente Petrolero, na Bolívia, pela rodada inaugural da Sul-Americana.

É seguro dizer que o Tricolor cumpriu a missão ao vencer confortavelmente os bolivianos pelo placar de 3 a 0. Os marcadores foram Cristiano, ex-Sheriff da Moldávia, Jhon Arias e o lateral-esquerdo rival Leandro Zazpe, que fez contra.

Foto: Mailson Santana/Fluminense F.C.

O Internacional, por sua vez, começou com o pé esquerdo no torneio; chegou a abrir uma vantagem de 2 a 0 sobre o 9 de Octubre, do Equador, na casa dos adversários, mas cederam o empate. Para o Colorado, foram às redes Maurício e Wesley Moraes, enquanto Mauro da Luz celebrou duas vezes para conceder à equipe mandante um ponto muito importante.

Confira o quadro completo no Jornal da Teresina 1ª Edição desta quinta-feira (7):

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM