Banner de Aniversário

Geral

Strans dará início à contratação de empresas para gerir sistema de transporte durante calamidade pública

Prefeitura também irá controlar a bilhetagem eletrônica, ação inicialmente prevista para o fim do ano

Publicado por: FM No Tempo 29/10/2021, 09:01

O prefeito Dr. Pessoa (MDB) assinou nesta quinta-feira (28) um decreto de calamidade pública no sistema de transporte público de Teresina. A determinação, vigente durante o período de 180 dias, tem como objetivo contratar empresas para prover a continuidade da operação de veículos no município.

De acordo com o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Major Cláudio Pessoa, a prefeitura dispõe agora de total liberdade para solucionar a crise sem se preocupar com processos licitatórios. “Vamos dar início à contratação de empresas, inclusive de fora do estado, para complementar a frota de ônibus, além de assumir imediatamente a bilhetagem eletrônica”, declarou em entrevista ao JT1 da Teresina FM.

Superintendente comenta situação do transporte público da capital (Foto: Teresina FM)

Segundo o major, havia antes da greve uma ordem de serviço de 200 ônibus sendo cumprida pelas empresas de transporte da capital. Após a paralisação deflagrada por motoristas e cobradores, 119 veículos circularam pela cidade na quinta, enquanto 133 estão disponíveis aos usuários do sistema nesta sexta-feira (29).

Além da frota atual, o superintendente lembrou que a Prefeitura realizou o cadastro de 240 veículos alternativos, bem como o incremento de 17 ônibus na zona rural de Teresina. “Há uma determinação judicial de que a ordem de serviço da Strans seja seguida por 70% da frota nos horários de pico e 30% no entrepico, com aplicação de multas caso haja descumprimento”, reforçou.

Na visão do gestor da Strans, a greve dos funcionários representa um retrocesso na retomada gradual do sistema de transporte público, uma vez que o fluxo de passageiros tem aumentado desde o início do ano por conta da flexibilização das medidas de contenção à pandemia.

“Apenas no mês de setembro registramos 1 milhão e 100 mil usuários, em comparação aos 370 mil em fevereiro. No nosso entendimento, o transporte coletivo é um serviço essencial e, portanto, no mínimo 30% da sua frota deve estar disponível aos cidadãos”, pontuou.

Por fim, Pessoa citou o aplicativo desenvolvido pela Strans para telefones celulares, o SIU Mobile Teresina, pelo qual os usuários podem acompanhar a previsão de chegada dos ônibus, paradas, horários e rotas dos veículos. A aplicação está disponível nas plataformas digitais Android e iOS.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM