Banner de Aniversário
Gif sobre o fundo estadual dos direitos da criança e do adolescente.

Geral

Superintendente destaca medidas de reparação dos danos causados pelas chuvas na Zona Leste de Teresina

Gestor da SAAD Leste aborda intervenções em avenidas, limpeza de bueiros e construção de uma galeria na região da capital

Publicado por: FM No Tempo 04/01/2022, 09:39

As fortes chuvas registradas em Teresina desde o final do mês passado causaram grandes prejuízos materiais e naturais em toda a cidade. Na zona Leste da capital, por exemplo, além dos danos patrimoniais, houve a morte do chef de cozinha João Marcelo, que teve seu carro arrastado pelas águas.

De acordo com o delegado James Guerra, no comando da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) – Leste, a Prefeitura de Teresina tem mobilizado equipes de engenharia, a fim de cumprir intervenções estruturais nas áreas mais atingidas pelas chuvas, e equipes sociais, as quais realizam cadastramento dos moradores desabrigados.

Foto: Teresina FM

“Fizemos um levantamento, ainda no mês de dezembro, de 180 pontos de alagamento na zona Leste. Dentre esses, separamos os 36 locais mais severos, onde não deve haver tráfego de veículos e pedestres ou construção de casas e terrenos. Graças ao decreto de emergência poderemos realizar intervenções nos bairros da região”, assegurou em entrevista ao JT1 da Teresina FM nesta terça-feira (4).

Nesse sentido, o superintendente destacou a construção de um “piscinão” atrás da escola municipal Caluzinha Freire, além de reformas na Vila Bandeirantes e no Vale do Gavião. Contudo, reforçou que as obras de engenharia são prejudicadas durante o período de chuvas, uma vez que o terreno precisa estar propício, ou seja seco.

Segundo Guerra, a primeira providência tomada após as chuvas foi a limpeza dos bueiros. O delegado chamou a atenção para o descarte inadequado do lixo, que leva a um volume considerável de dejetos nestes locais. “Não podemos alterar o fluxo das águas, mas tão somente nos adaptarmos ao curso da natureza”, complementou.

Por fim, o entrevistado tratou da construção da galeria da zona Leste, mais precisamente na rua Eustáquio Portela. A obra, paralisada desde 2020 devido à pandemia da Covid-19, foi retomada pela atual gestão municipal e tocada por uma nova empresa, contratada por licitação, que deu início aos trabalhos entre abril e maio do ano passado.

“A galeria, quando estiver concluída, se estenderá até a Praça do Prefeito e resolverá os problemas estruturais das avenidas Homero, Jóquei e Kennedy: todas as águas do bairro São Cristóvão descerão no sentido do rio e escoarão naturalmente”, garantiu Guerra.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM