Negociações entre trabalhadores e empresários serão retomadas na próxima segunda (7)
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintetro), que na última quarta-feira (2) havia ameaçado uma nova paralisação do sistema de transporte público de Teresina, adiou essa possibilidade após reunião com representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Setut) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM).
No encontro, realizado nesta quinta-feira (3) na sede da Superintendência Municipal de Trânsito (Strans), participantes de ambos os lados concordaram em retomar as negociações na próxima segunda-feira (7), que originalmente seria o primeiro dia da manifestação.
“Na realidade, não queremos iniciar uma greve, mas o que pensamos é paralisar os serviços para pressionar as empresas a cumprirem nossos direitos. Estamos há dois anos sem assinatura da convenção coletiva e há três sem aumento real de salário”, apontou Antônio Cardoso, presidente do Sintetro.
Ainda segundo o líder da entidade, uma parte considerável dos motoristas e cobradores de ônibus querem aderir à paralisação pela gravidade da situação em que se encontram, mas tem sido persuadida pelo sindicato a aguardarem um pouco mais.
“Compreendemos a agonia dos trabalhadores, porém pedimos que tenham paciência. O Sintetro vai se reunir novamente com a Prefeitura e pretende resolver essa situação o quanto antes”, completou Cardoso.