Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Lula deve ter alta neste domingo, diz médico do presidente

Informação foi confirmada no boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês. Presidente foi submetido a cirurgias no quadril e nas pálpebras nesta sexta-feira (29)

Publicado por: Lilian Oliveira 01/10/2023, 10:58

O médico Roberto Kalil, da equipe que fez a cirurgia no quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou que Lula deve ter alta neste domingo (1º).

Lula, de 77 anos, está internado na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês desde sexta-feira (29), quando foi submetido a duas cirurgias: uma no quadril e uma nas pálpebras (saiba mais abaixo).

Lula em foto de 22 de setembro. — Foto: Adriano Machado/Reuters

A informação foi confirmada em um boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês neste domingo (1º). De acordo com o documento, o presidente passou a noite estável, segue em recuperação e, mais cedo “caminhou, subiu e desceu escadas, com assistência fisioterapêutica”.

A expectativa inicial da equipe médica era que Lula teria alta entre segunda (2) e terça-feira (3).

Trabalho

A equipe médica de Lula já informou que não há restrição para presidente trabalhar do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

A previsão, segundo a assessoria do presidente, é que Lula passe as próximas três semanas despachando do Alvorada.

Nestes primeiros dias, segundo a equipe médica, Lula deverá precisar de um andador para firmar os pés.

O presidente também deve ficar de quatro a seis semanas sem realizar viagens.

Lula planeja retomar os destinos internacionais no final de novembro, com a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP), que será realizada nos Emirados Árabes.

Cirurgias

  • Quadril

A cirurgia no quadril foi uma artroplastia, que consiste em tirar a cartilagem desgastada e substituir por uma prótese. Lula vinha reclamando há meses de dores na cabeça do fêmur, no ponto de contato com o quadril.

  • Pálpebras

A cirurgia nas pálpebras foi realizada aproveitando o fato de que Lula já estava com anestesia geral, por causa do procedimento no quadril. A equipe médica informou que já havia planos de fazer esse segundo procedimento.

Chamada de blefaroplastia, consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras que, com o passar do tempo, fica flácida. Em casos mais raros, a quantidade de gordura e pele pode até atrapalhar a visão.

Fonte: G1

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM