Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Geral

Após mais de dois meses de greve, professores da Uespi retomam as aulas

Entre os acordos, foi negociado o reajuste salarial de 17% para professores

Publicado por: Jade Luara 06/03/2024, 12:33

Matéria de Lays Viana

Professores da Universidade Estadual do Piauí decidiram retornas aos serviços a partir desta quarta-feira (06), dois dias após negociação entre dos gestores e docentes da instituição com o Governo do Estado e mediação do Tribunal de Justiça do Piauí. As atividades haviam sido interrompidas em 2 de janeiro deste ano.

Os professores estavam insatisfeitos quanto ao reajuste salarial, sem atualização há dez anos, de acordo com a Associação de Docentes da Uepsi (Adcespi); além do Projeto de Lei nº 09/2023 do Governo, que modificava as regras da carga horária da categoria, ampliando o tempo mínimo em sala de aula de 8 horas para 16 horas semanais.

Sessão de negociação aconteceu nessa terça-feira (04). (Foto: Reprodução/Tribunal de Justiça do Piauí)

Assim as partes acordaram pela retomada imediata das aulas na instituição, bem como reajuste de 17% nos salários dos professores, com pagamento escalonado, em três parcelas de 5,35%, até maio de 2026. Além disso, será estabelecido um novo calendário acadêmico, que terá previsão de reposição de aulas.

Outro ponto discutido foi a devolução, em folha suplementar, de valores descontados dos salários dos professores durante o movimento grevista; e ainda a ampliação das bolsas de pesquisa e extensão para os docentes. Quanto ao Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa do Piauí que previa alterações no Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração do Magistério Superior da Uespi, os participantes do encontro decidiram pelo arquivamento.

Para a professora Lucineide Barros (da Uespi), integrante do Comando de Greve, a reunião teve impacto positivo nas demandas da classe.

“Avançamos em pontos importantes para atender as reivindicações dos nossos integrantes. Entendemos que o Tribunal de Justiça cumpriu seu papel ao buscar os acordos e, por fim, a solução destes conflitos. Esperamos que, após este momento, possamos ter uma escuta mais qualificada da Uespi quanto aos pleitos dos professores”, disse.

Participaram do encontro o reitor e o vice-reitor da Uespi, Evandro Alberto de Sousa e Jesus Antônio Abreu; o secretário estadual de Administração, Samuel Nascimento; diretores da Associação de Docentes da Uespi (Adcesp); representantes da Procuradoria Geral do Estado e do Comando de Greve. A sessão foi conduzida pelo desembargador Agrimar Rodrigues, com o apoio do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de 2º Grau (Cejusc 2º Grau), por meio da mediadora judicial Patrícia Oliveira.

Com informações do Tribunal de Justiça do Piauí

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM