Em Tempo

A coluna apurou que 10 vereadores já assinaram o pedido de abertura de uma CPI, na Câmara de Teresina, para investigar a falta de medicamentos na rede municipal de Saúde. A quantidade de assinaturas coletadas até o momento é o suficiente para que a Comissão Parlamentar de Inquérito seja instaurada. Um dos vereadores a favor da proposta é o oposicionista Luiz Lobão, do MDB. Nos bastidores muitos dão conta de que a CPI não tem futuro, até por conta da proximidade das eleições; o objetivo principal seria pressionar o prefeito Doutor Pessoa a exonerar o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque. Isso por quê? A pasta é uma mina de ouro em termos de cargos e tem muita gente na Câmara de Teresina sedenta por mais espaço no secretariado municipal. Por quê? Eleições…

O ministro da Casa Civil Ciro Nogueira esteve em evento na Caixa Econômica para anunciar o programa Caixa para Elas, as agências terão pessoas treinadas para um atendimento especial as mulheres, principalmente as vítimas de violência, dará informações sobre educação financeira, empreendimento e abertura de micro e pequenas empresas.

A Prefeitura de Teresina vai fazer uma campanha para controlar o descarte de lixo nas ruas da capital. “A campanha vai ser para esclarecer e, se necessário, punir quem estiver jogando lixo em via púbica. A população precisa colaborar para reduzir ao máximo essa prática. Gastamos uma fortuna par recolher esse lixo descartado em lugar indevido”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano de Teresina, Edmilson Ferreira.

O Patriota trocou de última hora o candidato a vice-governador do Piauí pelo partido. O nome escolhido havia sido o do educador físico Joselito do Karatê, que, segundo o Patriota, ficou impedido de participar da campanha eleitoral por motivos de saúde. A advogada Josselene Muniz foi destacada para a vaga.

O Piauí tem cerca 40 municípios que aguardam reconhecimento de situação de emergência devido à estiagem.  A Defesa Civil Nacional já reconheceu essa situação em onze cidades piauienses. Esses municípios devem ser atendidos no abastecimento de água por meio de carros pipas. A população dessas cidades todas no Semiárido tem problemas com a falta de água. Com o reconhecimento da situação de emergência, os municípios passam a ter alguns benefícios e uma ajuda tanto do governo do Estado, quanto do Governo Federal. Nessa condição podem ser antecipados os pagamentos de benefícios sociais e aposentadoria e pensões, por exemplo. “Essas medidas são adotadas para tentar minimizar o sofrimento dessas pessoas. Por isso, uma série de benefícios”, informou o secretário estadual da Defesa Civil, José Augusto Nunes, falando da crise hídrica em regiões do Estado que ainda tendem a se agravar nesse período de B-R-O Bró. A Defesa Civil avalia como poderá socorrer esses municípios. Foram solicitadas informações à Agespisa e outros parceiros para saber como ofertar água para a população desses municípios.

 

O Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas/PI) informou que no sábado (13) as lojas do Centro e dos bairros de Teresina poderão funcionar até às 18h para atender os clientes em decorrência do Dia dos Pais. Na segunda e na terça-feira o comércio vai funcionar normalmente.

O ex-coronel José Viriato Correia Lima deixou o sistema prisional beneficiado pela saidinha temporária do Dia dos Pais. No Piauí foram beneficiados 367 detentos que cumprem pena no regime semi-aberto e devem voltar ao sistema prisional no dia 18. Correia Lima está preso desde 1999 e foi condenado a 139 anos de prisão por diversos crimes. E ele já saiu da Major Cesar antes e retornou sem problemas. 367 detentos do sistema prisional do Piauí foram beneficiados com a saída temporária do dia dos pais.

Sete municípios do Piauí ficaram entre as cidades brasileiras que registraram as menores umidades relativas do ar, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  As cidades de São João do Piauí e Uruçuí com umidade do ar em  12%, Alvorada do Gurguéia, Canto do Buriti. Gilbués e São Raimundo Nonato estão com 13% e em Bom Jesus a umidade está em 14%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano é entre 40% e 70%.  Abaixo desse percentual, pode causar problemas respiratórios, podem aparecer problemas oculares, alergias, sangramentos nasais e outros problemas.

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM