Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Política

TSE aplica multa de R$ 10 mil a Lula por propaganda eleitoral antecipada durante evento em Teresina

Ministra Claudia Bucchianeri entendeu que petista pediu votos para si e para Wellington Dias, candidato ao Senado

Publicado por: FM No Tempo 14/09/2022, 10:55

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou o ex-presidente Lula (PT), candidato à presidência da República, por propaganda eleitoral antecipada cometida durante evento de pré-campanha realizado em Teresina no último dia 3 de agosto.

A sessão da Corte, realizada nesta terça-feira (13), impôs o valor de R$ 10 mil e determinou ainda a proibição da veiculação de trecho de material publicitário sobre o evento.

Lula discursa ao lado de Fonteles, Wellington e Themístocles Filho (Foto: Roberta Aline/CCom)

As representações consideradas procedentes pelo TSE foram ajuizadas pelo PDT, partido do presidenciável Ciro Gomes, e por Felipe D’Ávila, candidato do Novo ao Palácio do Planalto.

Segundo as ações, no decorrer do ato público intitulado “Vamos Juntos pelo Brasil e pelo Piauí”, Lula teria feito pedido explícito de voto antes do período permitido para a propaganda eleitoral.

Na visão da ministra Claudia Bucchianeri, relatora dos processos, o líder petista expressou nominalmente a própria candidatura e a do colega de partido Wellington Dias, que concorre ao Senado Federal.

Claudia Bucchianeri, ministra e relatora dos processos (Foto: Antonio Augusto/TSE)

“Entendi que, em um pequeno trecho da fala, [Lula] incidiu no mínimo de proibitivo […]: ‘Queria pedir para vocês, cada homem e cada mulher do Piauí, que têm disposição de votar no Wellington, que no dia 2 de outubro votem em mim'”, analisou.

Os demais membros do TSE acompanharam integralmente a relatora, com exceção do ministro Ricardo Lewandowski, que ponderou não haver mais necessidade de restrição do trecho uma vez que a campanha eleitoral já se encontra em pleno vigor.

Evento de Lula em Teresina

O ex-presidente Lula, pré-candidato do PT à presidência da República, participou nesta terça-feira (3) de um ato público na zona Leste de Teresina, ao lado dos petistas Rafael Fonteles, que concorre ao governo do Estado, e Wellington Dias.

Lula subiu ao palco principal por volta das 19h15, acompanhado de Fonteles e Wellington, além da governadora Regina Sousa (PT), do candidato a vice-governador Themístocles Filho (MDB) e do senador Marcelo Castro (MDB). O presidenciável não poupou o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem chamou de “genocida”.

Ex-presidente e lideranças exibem bandeira do Brasil no palco (Foto: Roberta Aline/CCom)

“O povo do Piauí deu uma demonstração de grandeza ao recuperar a bandeira do Brasil para o povo brasileiro. Não iremos permitir que o genocida que está em Brasília, que não derramou uma lágrima pelas 700 mil vítimas da Covid, pelas pessoas que morreram nas enchentes do Nordeste e em Petrópolis, que não conversa com sindicatos, quilombolas e indígenas, se apodere dos nossos símbolos nacionais”, disparou.

Além de Lula, estiveram presentes em sua comitiva, vinda de Campina Grande, na Paraíba, a esposa Rosângela “Janja” Silva; o vice-presidente nacional do PT, Marcio Macedo (PT-SE); o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); e o ex-coordenador e idealizador do programa Fome Zero, José Graziano.

Matéria relacionada:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM