Banner de Aniversário

PIAUÍ

Presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço-PI toma posse como prefeito da cidade

Ele ficará no cargo até a realização das eleições suplementares no município

Publicado por: Wanderson Camêlo 17/04/2023, 10:12

O presidente da Câmara de São Lourenço do Piauí, Iran Damasceno (PSD), é oficialmente o novo prefeito da cidade. A posse aconteceu na tarde da última sexta-feira, 14.

Ele ficará no cargo até a realização das eleições suplementares no município, isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o diploma do prefeito eleito, Biraci Damasceno (PSD), e o do vice, Valcedi Paes (PSB).

Iran Damasceno (Foto: Divulgação/Câmara de São Lourenço do Piauí)

A data do pleito ainda não foi definida. Não conseguimos contato com Iran Damasceno.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na sessão da terça-feira (11), os diplomas de Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), eleitos prefeito e vice, respectivamente, de São Lourenço do Piauí em 2020. Os dois foram acusados de compra de votos durante o pleito.

Entenda o caso

A coligação A Vitória é do Povo e a candidata Michelle de Oliveira Cruz ajuizaram, respectivamente, uma representação e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), onde acusaram a chapa vencedora de oferecer dinheiro e outras vantagens em troca do apoio do eleitorado. Para subsidiar as alegações as recorrentes afirmaram que tanto Biraci Ribeiro quanto Valdeci de Castro assumiram as irregularidades praticadas no último pleito municipal.

O prefeito eleito em São Lourenço-PI, Biraci Damasceno (Foto: Reprodução/Facebook)

Segundo a denúncia, em entrevista concedida à Rádio Serra da Capivara (de São Raimundo Nonato-PI) em 18 de novembro de 2020, o prefeito teria admitido que praticou boca de urna na data da votação.

“Quero aqui neste momento agradecer, de coração, a todas as equipes de trabalho, a todos os simpatizantes, pelo belíssimo trabalho que nós fizemos de boca de urna na eleição. Todos jovens, jovens empenhados. Isso é motivo de muita alegria. Cada um tentando conquistar mais um, porque estava vendo a necessidade da mudança de São Lourenço para que dias melhores”, destacou Biraci na entrevista.

Também foram apresentados pela coligação e pela candidata adversária dois áudios captados em local público em que o vice-prefeito reconhece que a oferta de benefícios a eleitores foi determinante para garantir a vitória nas urnas.

Não conseguimos contato com Biraci Damasceno.

Matéria relacionada: São Lourenço-PI: Futuro prefeito, vereador critica cassação de Biraci; os dois são irmãos

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM