Banner de Aniversário

Política

José Carvalho assume comando da federação composta por PT, PV e PCdoB no Piauí

A mudança estava prevista desde 2022, quando foi acordado entre as siglas o rodízio na presidência da federação

Publicado por: Caio Rabelo 22/02/2024, 09:53

Após reunião na sede estadual do PT, o presidente do PCdoB no Piauí, José Carvalho, assumiu a presidência da Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores, pelo Partido Comunista do Brasil e pelo Partido Verde. José Carvalho assume o lugar ocupado anteriormente por João de Deus (PT).

A Federação Brasil da Esperança está com novo comando no Piauí. Na noite de ontem (20), após reunião na sede Estadual do PT, o presidente do PCdoB, José Carvalho, passa a assumir a presidência, antes conduzida por João de Deus Sousa (PT).

José Carvalho assume presidência da Federação PT, PV e PCdoB no Piauí. (Foto: Reprodução/Instagram)

A mudança estava prevista desde 2022, quando foi acordado consensualmente entre as siglas o rodízio na presidência da federação. José Carvalho fica na presidência por um ano e, após esse período, Teresa Brito, presidente estadual do PV, é quem assume.

Com o presidente estadual do PCdoB no comando, João de Deus (PT) passa a assumir a segunda vice-presidência, e Teresa Brito (PV), a primeira vice-presidência.

Federações partidárias

Instituída pelo Congresso Nacional na Reforma Eleitoral de 2021, conforme a Lei nº 14.208/2021, a reunião de partidos em federações foi criada visando permitir às legendas atuarem de forma unificada em todo o país. Funciona como um teste para uma eventual fusão ou incorporação de legendas. Esta será a primeira eleição municipal com a participação das federações partidárias.

As federações partidárias podem ter candidatas e candidatos tanto nas eleições majoritárias (cargos de presidente da República, governador, senador e prefeito) quanto nos pleitos proporcionais (cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital e vereador).

As federações funcionam como uma única agremiação partidária e podem apoiar qualquer candidato ou candidata, desde que permaneçam assim durante todo o mandato. Isso significa que elas devem vigorar por, no mínimo, quatro anos.

Com informações da Ascom e TSE

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM