Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Política

Jadyel Alencar pode ser expulso do PV por votar contra a manutenção da prisão de Chiquinho Brazão

A executiva nacional do partido abriu processo administrativo disciplinar para analisar a conduta do deputado

Publicado por: Wanderson Camêlo 12/04/2024, 10:37

A executiva nacional do PV discute a possibilidade de expulsão do deputado federal Jadyel Alencar. O motivo é o posicionamento do parlamentar na votação que tratou da revogação (ou não) da prisão de Chiquinho Brasão.

O plenário da Câmara Federal analisou a pauta nesta quarta-feira, 10. Jadyel Alencar e Luciano Amaral, também do PV, votaram contra a manutenção da detenção – contrariando orientação partidária.

PV discute a possibilidade de expulsão do deputado federal Jadyel Alencar. Ele votou a favor da revogação da prisão de Chiquinho Brazão, contrariando orientação partidária (Foto: Divulgação)

“Eleitos em 2022 pela legenda, os parlamentares infringem por meio do voto pela soltura do deputado federal Chiquinho Brazão, artigos previstos no Regimento Partidário. A conduta dos parlamentares, ao votar contra orientação da Federação Brasil da Esperança, causa espanto e não representa os valores desta legenda”, diz nota disponível no site do PV.

Na nota a legenda destaca ainda que já solicitou a abertura de processo administrativo disciplinar para expulsão da dupla.

Jadyel Alencar justificou publicamente o voto. Ele afirmou, por meio de vídeo divulgado via Instagram, que seu posicionamento teve a ver com a maneira como o Supremo Tribunal Federal (STF) conduziu a prisão de Chiquinho Brazão.

“O deputado Jadyel Alencar jamais votou contra a punição, contra a prisão dos acusados do que aconteceu com a ex-vereadora Marielle Franco. Eu votei contra o que fizeram com a Constituição Brasileira, a maneira com que o STF, com todo o respeito que tenho pela instituição, conduziu a prisão do deputado federal Brazão. Ele deveria ser preso, ele deve ser preso, ele deve ser julgado, condenado, no dia em que o processo de cassação chegar nesta Casa, eu irei votar pela cassação dele, sou a favor da prisão, mas de maneira legal […]”, disse Alencar na gravação, publicada nesta quinta-feira, 11.

O deputado federal Jadyel Alencar, do PV (Foto: Reprodução/Instagram)

Jadyel foi o único representante da bancada piauiense na Câmara a se posicionar a favor da revogação da prisão de Brazão. Foram 277 votos a favor, 129 contra e 28 abstenções.

O caso

O deputado federal Chiquinho Brazão é um dos suspeitos de mandar assassinar a vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes, motorista da parlamentar. O crime aconteceu em 2018.

Brazão está preso desde 24 de março deste ano. A determinação foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Confira o vídeo com a justificativa de Jadyel Alencar:

Matérias relacionadas:

Câmara aprova prisão de Chiquinho Brazão com apoio maciço da bancada piauiense; Jadyel Alencar foi contra

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM