Banner de Aniversário
Gif sobre a atualização do site do detran pi.

Política

Reajuste da tarifa dos ônibus intermunicipais de Teresina é suspenso temporariamente

Audiência para discutir o assunto aconteceu nesta quarta-feira, na Alepi

Publicado por: Caio Rabelo 24/04/2024, 14:21

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma audiência pública para discutir o preço da passagem de ônibus intermunicipal no estado. O debate foi requerido pelos deputados estaduais Warton Lacerda e Francisco Limma, ambos do PT, e Evaldo Gomes (Solidariedade).

O motivo do encontro foi a insatisfação dos deputados, que consideram abusivo o reajuste de 25% na tarifa cobrado pelas empresas de ônibus que fazem linha entre Teresina e as cidades próximas, como Altos, Demerval Lobão, Campo Maior, União e José de Freitas.

Audiência aconteceu na Assembleia Legislativa do Piauí (Foto: Lays Viana / Teresina FM)

Dentre os encaminhamentos foi proposta a criação de um fundo de apoio ao transporte para trabalhadores e estudantes de Teresina, além da suspensão do reajuste até que seja concluído o Plano Diretor e a nova Lei do Transporte Intermunicipal seja analisada e aprovada.

Ainda nesta quarta-feira (24), durante a sessão plenária, o deputado Evaldo Gomes apresentou um projeto de lei que cria a meia-passagem para os estudantes que usam ônibus intermunicipais. A proposição foi aprovada em duas votações e será encaminhada ao governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT).

“Nós temos a meia-passagem aqui, em Teresina, e por que não podemos ter também na Grande Teresina? Principalmente para que os alunos carentes, aqueles que dependem do salário mínimo e seus familiares dependem do Bolsa Família, por exemplo. Então, essa é uma das medidas concretas […]. A gente também está sugerindo que seja criado um fundo para o sistema intermunicipal e interestadual. Essa iniciativa vai partir de Indicativo de Lei desta Casa, mas cabe ao próprio governador aceitar”, analisa o parlamentar.

Participaram da audiência representantes de órgãos do Governo responsáveis por regulamentar o serviço, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), além de representantes das empresas de ônibus e transporte alternativo, bem como de estudantes e de trabalhadores rurais que usufruem do sistema.

Leia também

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM