Banner de Aniversário
Gif Sobre a frebe aftosa

Saúde

Desembargador decreta suspensão da paralisação dos médicos prevista para esta terça (16)

A ação é de autoria da Fundação Municipal de Saúde contra o Sindicato dos Médicos do Piauí

Publicado por: Caio Rabelo 16/11/2021, 10:33

Matéria de Luciano Coelho (com colaboração de Lilian Oliveira e Caio Rabelo)

O desembargador Oton Mário José Lustosa Torres acatou o dissídio coletivo de greve ajuizado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) contra o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) a fim de suspender a realização de paralisação programada para esta terça-feira (16).

De acordo com a decisão, os profissionais têm até 60 minutos após a ciência para o retorno normal das atividades, sob pena de pagamento de multa no valor de 20 mil reais em caso de descumprimento.

Foto: Reprodução

A justificativa apresentada pela FMS é a de que a realização de uma paralisação pelos médicos agrava substancialmente a prestação do serviço público de saúde em Teresina e no Piauí como um todo, uma vez que a pandemia de Covid-19 ainda não foi erradicada.

Após assembleia extraordinária no dia 10 de novembro, os médicos do Piauí haviam decidido paralisar as atividades em todos os hospitais públicos nesta terça. O movimento era um protesto contra cortes nos salários e a falta de concurso público para a categoria.

Segundo o Sindicato dos Médicos, durante o movimento somente os atendimentos de urgência e emergência nos hospitais públicos de Teresina e também do Estado iriam funcionar.

Em entrevista ao JT2 da Teresina FM na última quinta-feira (11), o presidente do Simepi, Samuel Rego, informou que a classe vem enfrentado “problemas nos vínculos de trabalhos precários, resultado de sucessivos processos seletivos realizados pelas prefeituras e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi)”. De acordo com ele, também foram retiradas a insalubridade e houve uma redução de 30% no pagamento dos plantões.

Matérias relacionadas:

Contato
  • (86) 99972-0111
  • jornalismo@teresinafm.com.br


Anuncie conosco
  • (86) 98153-2456
  • comercial@teresinafm.com.br
Teresina FM